Está disponível a programação científica da 63ª Reunião Anual da SBPC

31 de Maio de 2011

Já está disponível, no site do evento, a programação da 63ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada de 10 a 15 de julho, nas dependências da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia (GO). Estão previstas 148 atividades, como conferências, mesas-redondas, simpósios e encontros. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) – a maior entidade científica do Brasil.

O objetivo dessas atividades é discutir políticas públicas em educação, ciência e tecnologia, bem como questões cruciais para o desenvolvimento do País, a exemplo de Belo Monte e o Programa Espacial Brasileiro. Boa parte das discussões será relacionada ao tema central do evento: “Cerrado: água, alimento e energia”. Assuntos que mobilizam a sociedade, como segurança pública, corrupção, dengue, crack e bullying, também fazem parte da programação.

Participarão dessas atividades mais de 400 cientistas do País, além de autoridades como os ministros Aloizio Mercadante, da Ciência e Tecnologia; Fernando Haddad, da Educação; e Fernando Bezerra, da Integração Nacional, que já confirmaram presença.

Serão realizados também 87 minicursos cujos temas são de interesse tanto de estudantes de graduação e pós-graduação como de professores da rede pública de ensino básico e técnico. O evento contará ainda com três programações paralelas: a ExpoT&C, exposição de ciência e tecnologia; a SBPC Jovem, voltada para estudantes do ensino básico e técnico; e a SBPC Cultural, mostra da cultura regional.

Como participar:

A 63ª Reunião Anual da SBPC é aberta ao público, que pode participar gratuitamente e sem inscrição prévia da maioria das atividades. A inscrição é necessária apenas para aqueles que querem participar de um dos minicursos ou receber a programação impressa. Informações e inscrições no site do evento: http://www.sbpcnet.org.br/goiania.

Sobre a SBPC

A SBCP é uma entidade sem fins-lucrativos nem cor partidária que luta pelo desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil, e também por uma educação de melhor qualidade. A entidade é composta por uma Diretoria, Conselho e Secretarias Regionais. Representa 96 sociedades científicas afiliadas e possui cerca de 3 mil sócios ativos.

A SBPC existe há mais de 60 anos e tem um papel importante no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia. No passado, contribuiu para a criação de instâncias importantes no governo federal, a exemplo do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Hoje, participa ativamente de discussões sobre temas de interesse nacional, em questões que exigem a contribuição da ciência e tecnologia.

Para tanto, possui representantes oficiais em mais de 30 instâncias do governo federal, e periodicamente institui grupos de trabalhos com o objetivo de estudar e apresentar propostas para um problema específico. Realiza ainda diversos eventos, de caráter nacional e regional, e possui diversas publicações para difusão do conhecimento científico ou sobre políticas em ciência e tecnologia.