Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Constituída a Comissão UFPel 200 anos

31 de Maio de 2011

Acaba de ser constituída a Comissão UFPel 200 anos, integrada por 35 nomes responsáveis por atividades artísticas, culturais e científicas, em comemoração ao aniversário de Pelotas. A programação deverá ser aberta no mês de agosto, quando o ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, virá à cidade para palestrar sobre Urbanismo, parques e transporte. As ações que deverão se somar à programação da Prefeitura Municipal, só serão encerradas em julho do próximo ano.

Na sequência do ciclo de palestras previstas pela Comissão constam nomes como o do senador Cristovam Buarque (PDT) e do ator José de Abreu. Ainda na linha das atividades já programadas, constam projetos que contam a história de Pelotas, divididos nos ciclos do charque, do arroz, da conserva, do couro e das vacinas, da urbanização de Pelotas e a trajetória da Pelotas das muitas revoluções.

Um dos projetos, Do Berço à Glória, tem a promessa de recuperar a história de vida de Hipólito José da Costa, o patrono da imprensa brasileira. A ideia é contar a sua trajetória desde o nascimento, em Colônia do Sacramento, no Uruguai, lembrar do tempo em que morou na Fazenda Santa Tecla, em Pelotas, até a época em que se destacou no país.

Outra atividade inclui a celebração dos laços com as cidades-irmãs. É o traçado do Mapa da irmandade, que tem como proposta a realização de atividades simultâneas – ao mesmo tempo em que acontecerem aqui, serem compartilhadas em outras quatro cidades: Colônia do Sacramento; Aracati, no Ceará; Aveiro, em Portugal; e Suzu, no Japão. Encerrando as atividades, será apresentado, em julho de 2012, o restauro do Casarão oito, na praça Coronel Pedro Osório.

Seção: Notícias