Governador em exercício Beto Grill abre a 41ª Seagro

30 de Maio de 2011

img_5922-resolucao-do-desktop.jpgO governador em exercício, Beto Grill, abriu, na tarde desta segunda-feira (30), a 41ª edição da Semana Acadêmica da Agronomia (Seagro). O evento acontece até o dia 3 de junho na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem).

Beto Grill abriu a Semana com a palestra O Agronegócio e o Desenvolvimento da Metade Sul do RS. Grill apresentou um panorama sobre a realidade da região sul nas questões voltadas à produção primária. De acordo com Grill, a região ainda está presa a monocultura, os produtos possuem baixa industrialização e a estrutura de produção possui pouca mão-de-obra. “A região não possui o índice de empreendedorismo de outras áreas”, disse.

Por outro lado, Grill falou sobre a importância da juventude para melhorar esta realidade. “Os jovens estão arriscando mais, redirecionando as empresas para o que há de novo no mundo do agronegócio”, disse.

De acordo com Grill, o potencial da região é muito grande. “A região possui uma ótima base educacional voltada para as ciências agrárias, com universidades e escolas técnicas, além de um centro de pesquisas que podem reverter toda a realidade da metade sul”, disse.

img_5950-resolucao-do-desktop.jpgGrill falou sobre os principais produtos da região, como o arroz, a carne e o sorgo e a realidade destes produtos dentro da economia do estado, mostrando as dificuldades e as possíveis soluções para os problemas encontrados. O governador ainda falou sobre a estrutura hidrográfica, a necessidade de investimentos nos sistemas de irrigação, as linhas de créditos para o financiamento da produção e os necessários avanços na condição sanitária para a exportação de carne.

Beto Grill terminou a palestra falando sobre a experiência que tem vivenciado em cada cidade da região que visita. “Existem iniciativas em todos os municípios da metade sul e existe potencial em todas elas.”, finalizou. Após a palestra o governador em exercício Beto Grill respondeu as perguntas dos alunos e professores.

Confira a programação para os próximos dias:

31/05 (terça-feira)
8h - Fruticultura no Agronegócio - Juliano Dutra Schimitz
10h - Resolução 1010 - Eng. Agrônomo Moisés Souza Soares (CREA-RS)
14h - Integração Pecuária Lavoura Dr. Jamir Silva da Silva (Pesquisador Embrapa CPACT)
16h - Agroenergia no Agronegócio - Dra. Ana Cláudia Barneche de Oliveira (Embrapa CPACT)

01/06 (quarta-feira)
8h - Gestão no Agronegócio - Eng. Agrônomo Cézar Lindenmeyer (Connectere AgroGestão)
10h - Turismo Rural: Uma opção de desenvolvimento - Profª. Caroline Ceretta (Turismo-UFPel)
14h - Engenheiro Agrônomo e a Sociedade - Dr. Ledemar Carlos Vahl - Diretor da FAEM (Reforma administrativa da UFPel-FAEM)
16h - Legislação Agrícola - Dr. Michel Geber (Eng. Agrônomo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)

02/06 (quinta-feira)
8h - Mini Cursos
1) Empreendedorismo, uma oportunidade - Fabrício Sanches Burkert (SEBRAE)
2) Regularização Fundiária - Eng. Agrônomo Sérgio de Souza Costa (AGROFAZ)
14h - Mini Cursos
1) Dicção, Desinibição e Oratória - Profª. Roberta Rangel (SENAC)
2) Certificação de Imóveis Rurais (Georeferenciamento) - Eng. Agrônomo Sérgio de Souza Costa (AGROFAZ)

*Haverá Outros Mini-Cursos a disposição dos participantes.

03/06 (sexta-feira)
8h - Políticas Agrícolas - Afonso Hamm (Deputado Federal)
10h - Irrigação no Sul do Brasil - Sistema IRRIGA - Prof. Dr. Reimar Carlesso (Sistema Irriga - UFSM)
14h - Mateada de Encerramento