Pós-Graduação em Química promove palestra nesta quinta-feira(12)

11 de Maio de 2011

Ocorrerá nesta quinta-feira(12), às 14h, no Mini-Auditório do Instituto de Química e Geociências (IQG), o seminário “Desenvolvimento de um sensor portátil baseado em SPR para o diagnóstico precoce de câncer”, ministrado pela professora dra. Jacqueline Ferreira, do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPel.

Resumo do Seminário:
A transmissão de luz incidente através de arranjos de buracos com dimensão menor que o comprimento de onda (nanoburacos) em filmes de ouro é aumentada em comprimentos de onda que satisfazem a condição de ressonância de plasmon de superfície (SPR). Este fenômeno é explorado para aplicação em biosensores. Por exemplo, a interação entre adsorbatos com os nanoburacos modifica as condições onde ocorre a SPR, resultando no deslocamento do máximo de transmissão. Estes arranjos de nanoburacos foram integrados em sistemas microfluídicos e o sistema de detecção foi avaliado.

A tentativa em melhorar a sensibilidade do dispositivo será discutida. A detecção feita somente dentro dos nanoburacos é sugerida como uma alternativa para diminuir o número de moléculas-teste numa região onde o campo eletromagnético é intensificado, e aumentar a sensibilidade. Um esquema de detecção biaxial também será introduzido. Este esquema permite a detecção com polarização modulada que contribui para diminuir flutuações do sinal, aumentando a razão sinal-ruído. Uma abordagem de fluxo de solução através dos nanoburacos levaria a uma situação otimizada de transporte dos analitos até as espécies imobilizadas na superfície, o qual melhoraria significantemente a sensibilidade e o tempo de análise.
Finalmente, será discutido a implementação de detecção múltipla utilizando estes arranjos de nanoburacos. A detecção múltipla em transmissão normal é bem mais simples de implementar do que a comum detecção feita por imagens utilizando SPR comum, o qual já é atualmente comercializado.

Sobre a palestrante:
Jacqueline Ferreira: Possui graduação em Química Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual de Maringá (2003), doutorado em Ciências, na área de concentração em Química pela Universidade Estadual de Maringá, com parte da pesquisa desenvolvida na University of Victoria, BC, Canada (2009) e pós doutorado pelo Instituto de Física da USP-São Carlos (2010). Atua como revisora em diferentes periódicos internacionais. Atualmente é Professora Adjunto I do Instituto de Química e Geociências da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e membro do colegiado do curso de Pós-Graduação em Química. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química de Materiais, Polímeros Conjugados, Nanoestruturas plasmônicas, Microfluídica, Eletroanalítica, Biosensores, Ressonância de Plasmón de Superfície, fotolitografia e Espectroscopias Raman, UV-Vis e Infravermelho.