Terceira Barcada da Engenharia Hídrica ocorre neste sábado(30)

29 de Abril de 2011

Nesse sábado, dia 30, ocorrerá a 3a Barcada da Engenharia Hídrica nas águas do Canal São Gonçalo e Arroio Pelotas evento promovido pelo Curso de Engenharia Hídrica em parceria com o Clube Veleiros Saldanha da Gama.

Essa é uma atividade pedagógica que a Engenharia Hídrica promove para que a comunidade acadêmica receba os alunos ingressantes apontando os ambientes hídricos regionais, considerados laboratórios naturais dessa graduação da UFPel além de estreitar as relações  da Engenharia Hídrica da UFPel com a comunidade local.

A abertura do evento será as 08:30h  no píer do Clube Veleiros e contará com a presença da Administração Superior da UFPel, a comunidade acadêmica da Engenharia, seus convidados e demais parceiro. As embarcações, com suas tripulações, terão destino à Barragem Eclusa do Canal São Gonçalo onde os alunos terão a oportunidade de conhecer essa importante obra hidráulica, administrada pela UFPel, e que se destaca por vários aspectos sociais, políticos e econômicos. A eclusa tem a função de impedir a intrusão de água salgada da Laguna dos Patos para a Lagoa Mirim e zonas a montante do Canal, possibilitando os usos múltiplos desse recurso hídrico, tais como o abastecimento de água para a cidade de Rio Grande e o emprego na irrigação.  Essa edição da Barcada contará com a escuna Vento Negro, oriunda de São Lourenço do Sul, que  abrilhantará ainda mais o evento.

Ao retornar, a Barcada terá como destino a Barra do Laranjal, momento no qual os participantes terão a oportunidade de conhecer as águas da Laguna dos Patos, local de laser e turismo encontrados nas praias do Laranjal. Logo a seguir, as embarcações se dirigirão até o Arroio Pelotas até a Ponte do Laranjal. Nesse trajeto os participantes poderão perceber as belezas naturais e observar a importância desse curso d’água para o desenvolvimento do município de Pelotas, já que no Arroio Pelotas se concentrou a maioria das charqueadas que deram origem a um importante ciclo econômico da cidade de Pelotas e região.

A efetiva participação da comunidade da Engenharia Hídrica, alunos, professores e servidores, e o intenso trabalho do Grupo PET da Engenharia Hídrica, permitirão que o evento seja repleto de êxitos. Cabe ressaltar que o Grupo PET e alunos bolsistas da Engenharia Hídrica são os responsáveis diretos pela organização e realização do evento.