Professores da França ministram seminários na área de Fruticultura do PPGA/Faem

28 de Abril de 2011

capes-cofecub.jpg O Programa Capes (Brasil)/Cofecub (França), coordenado pela UFPel e com participação da Epagri (SC), Embrapa Clima Temperado(Pelotas) e Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves), trouxe a Pelotas nesta semana os professores franceses Jean-Luc Regnard e Herve Cochard, da Ecole National Supérieure Agronomique, de Montpellier. O projeto prevê o intercâmbio de pesquisadores e a formação de estudantes em doutorado sanduíche.

Na sexta-feira(29), eles serão ministrantes de dois seminários junto ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA) da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem). O primeiro, ministrado pelo doutor Herve Cochard, será realizado às 9h, com o tema “Funcionamento hidráulico de plantas: Diversidade genética e impacto sobre a resistência a seca”. Na sequência, o professor Jean Luc Regnard palestra sobre “Fenologia de plantas frutíferas com vista aos caracteres ecofisiológicos: Como e para que servem?”. Na quarta-feira, acompanhados pelo professor Flávio Gilberto Herter, do PPGA/Faem e coordenador brasileiro do projeto, eles foram recebidos na Reitoria da UFPel pelo pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Manoel Maia, em encontro que serviu para conhecer os programas de pesquisa e pós-graduação de ambas as instituições e aprofundar as possibilidades de intercâmbio.

Integrante do Programa Capes/Cofecub, o projeto entre a UFPel e a Escola Superior de Agronomia de Montpellier tem como título: Impacto do aquecimento climático global na fisiologia e no comportamento agronômico de espécies frutíferas de clima temperado “Neste contexto, o projeto tem como objetivo geral aprofundar estudos sobre adaptação do cultivo de espécies frutíferas de clima temperado em regiões subtropicais”, observa o professor Flávio Herter. Segundo ele, estão compreendidas cinco linhas de pesquisa principais:

- aprofundar conhecimento sobre os processos fisiológicos da organogênese, abortamento floral e crescimento vegetativo da macieira, processo crucial para determinar a carga anual de frutas;

- o estudo fenotípico dos impactos das alterações climáticas sobre tais processos, incluindo o desenvolvimento e fenologia floral;

- analisar as consequências agronômicas da adaptação às alterações climáticas em termos de variedade, e otimizar a produção através da condução da planta, especialmente em termos da sua arquitetura e controle da produção de frutas;

- desenvolver ferramentas e métodos de acompanhamento (médio prazo) e previsão (longo prazo) de comprovada ou suspeita de alterações em vários processos (fenologia, crescimento, ramificação, abortamento), em resposta ao aquecimento global;

- definir ideotipos adaptados e formas de condução, a ser apresentado no final do projeto aos geneticistas e melhoristas dos dois países envolvida na criação e avaliação de novas variedades.

Além de ministrar os seminários os consultores franceses, ligados a órgãos como Centre International d’Estudes Supérieures em Sciences Agronomiques (Montpellier SupAgro) e UMR Physique et Physiologie Intégratives de I’Arbre Fruitier et Forestier (PIAF) – Clermont Ferrand, participarão de banca examinadora da tese do doutorando Fabiano Simões, na sexta-feira às 8h30min, no Salão Nobre da Faem, e se reunirão com os doutorandos do PPGA, candidatos ao doutorado sanduíche, a ser realizado na França ainda neste ano, para definir as atividades de pesquisa a serem realizadas nos laboratórios daquelas instituições.

Os professores franceses também visitarão as outras instituições participantes – Epagri-SC, Embrapa Clima Temperado/Pelotas e Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves.