Pesquisadores da UFPel na Antártica

9 de Março de 2011

antartica.JPGO aluno de Doutorado em Biotecnologia, Filipe de Carvalho Victoria, orientado pelo professor Antonio Costa Oliveira, e a ex-aluna do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar (SPAF), Margéli Pereira de Albuquerque, ambos pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Antártico de Pesquisas Ambientais (INCT-APA), estão, desde o dia 14 de fevereiro, realizando pesquisas com a vegetação de áreas de degelo na Baía do Almirantado, na Ilha Rei George, Antártica.

A região é de interesse especial para pesquisas, onde o Brasil, além da Estação Antártica Comandante Ferraz, em funcionamento desde 1986, possui  instalações de pesquisa. Ambos os pesquisadores estão acampados em Hennequin Point, junto com outros pesquisadores da Unipampa (Frederico Costa Beber Vieira e Adriano Schunemann) e Unisc  (Jair Putzke)  e com o alpinista Renato Souza, do Clube Alpino Paulista (CAP), realizando coleta de material botânico para estudos de monitoramento, diversidade e evolução das comunidades vegetais da região, considerada uma das mais ricas da Antártica devido às suas características ambientais.

As condições de trabalho são extremas devido às baixas temperaturas, de até oito graus negativos, e aos ventos de até 150 km/h registrados durante o mês de fevereiro na região. O retorno dos pesquisadores está previsto para o final de março e o trabalho continuará no Brasil em conjunto com a UFRJ e com a Unipampa, campus São Gabriel.