Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Projeto de extensão da UFPel presta contas e propõe ações futuras

25 de Janeiro de 2011

Na próxima sexta-feira (28), na propriedade do Sr. Ernesto Ribes, será realizada a abertura da colheita da uva na Região de Pelotas.  A atividade faz parte de projeto continuado de extensão da UFPel, Emater, Embrapa e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que tem o intuito de apoiar atividades que busquem a pluriatividade das propriedades rurais, de modo a gerar renda, inserir trabalho, diminuir dependência científica e tecnológica, promover produtos e a cultura local.

O projeto, que já comemora dez anos de ação, na atualidade conta com apoio financeiro do Edital MCT/CNPq/MDA/SAF/DATER n º 33/2009 - Assistência Técnica e Extensão Rural / Edital 33/2009 - Chamada 2, intitulado “Vitivinicultura como alternativa para a viabilização da sustentabilidade da agricultura familiar no Território da Cidadania Zona Sul do Rio Grande do Sul”.

O encontro ocorrerá às 14h 30min com a presença de produtores, representantes de instituições de ensino e pesquisa, e órgãos de fomento. Durante o encontro a equipe demonstrará a viabilidade técnica da produção e abordará aspectos relacionados à diferenciação de produtos, valorizando o saber e a cultura local. Além da produção de uvas de mesa, os produtores vêm qualificando a produção de sucos e vinhos, e buscando meios para a formalização da atividade agroindustrial.

A equipe fará a prestação de contas e apresentará demandas emergenciais e inadiáveis às autoridades, como meio de fazerem-se avanças as atividades futuras. Dentre elas destaca-se o apoio à alteração da legislação sanitária e tributária.

Seção: Notícias