Aprovado o PPG/Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais

20 de Dezembro de 2010

A proposta de criação do Programa de Pós-Graduação - Mestrado -em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da UFPel foi recentemente aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

Além de qualificar recursos humanos locais e nacionais para a atuação nas diversas linhas de pesquisa que envolvem a área de Materiais, o PPGCEM visa integrar a Universidade com os setores produtivos, a partir do estudo da performance dos materiais tradicionais e avançados, bem como do seu reaproveitamento e industrialização. Para tanto, atuará com duas grandes áreas de concentração: Materiais nanoestruturados e industriais e Biomateriais.

A proposta do PPGCEM será apoiada pela infraestrutura obtida a partir de projetos de pesquisa e de inovação tecnológica de agências de fomento, como CNPq, Capes, Finep, AEB, Fapergs, que neste ano firmaram convênios com a UFPel e com os pesquisadores do programa.

O PPGCEM fortalecerá de forma significativa o curso de graduação em Engenharia de Materiais e de outras áreas afins, com atividades conjuntas de ensino, pesquisa e extensão, como por exemplo o já programado evento nacional IX Encontro sobre Diamante, Carbono Amorfo, Nanotubos e Materiais Relacionados, a ser realizado em junho de 2011, com a presença de palestrantes, nacionais e internacionais, representantes dos setores acadêmico e industrial.Os professores do PPGCEM agradecem o apoio recebido da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e, também, da Administração Superior da Universidade Federal de Pelotas, como um todo.

O Edital de inscrições para o PPGCEM será em breve divulgado nos sites da UFPel e do curso de graduação de Engenharia de Materiais da UFPel. http://www.ufpel.edu.br/engenhariademateriais/ .