Terminal Rodoviário acolhe exposição sobre patrimônio cemiterial

5 de Novembro de 2010

6645.JPG O Terminal Rodoviário de Pelotas acolhe, no período de 4 a 18 de novembro, no setor de venda de passagens, a exposição itinerante ”Tende Misericórdia de nós: Um pranto pelo patrimônio cemiterial de Pelotas. A mostra é o resultado do trabalho dos alunos das disicplinas de Prática em Museus I e Antropologia, Iconografia e Museologia do Bacharelado em Museologia  e dos alunos do Grupo de Estudo Corpo e Performance do Bacharelado em Antropologia da UFPel.

6649.JPG Preocupados com a perda iminente de um importante patrimônio da cidade de Pelotas, os alunos se propuseram, a partir de uma proposta das professoras das disciplinas, a se aprofundar no tema. “O Cemitério da Santa Casa de Pelotas possui uma riqueza em termos de patrimônio material e imaterial da sociedade pelotense, podendo ser tomado como universo de investigação e, sobretudo, de intervenção em favor da memória”, justificam.

6655.JPG Os 10 banners da exposição resultam de ampla pesquisa sobre o assunto patrimônio cemiterial, tentando mostrar para toda a região a relevância deste tema. A mostra foi inaugurada no dia 30 de outubro, no Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula.

O projeto foi coordenado pelas professoras Claúdia Turra e Noris Leal, contando com a participação de mais de 30 alunos que se envolveram nas diferentes etapas da realização. As fotografias são de Luiza Carvalho, Rejane Botelho, Solano Ferreira e Yasmin Gross Schinke. O evento tem como patrocinadores: Memorial Angelus Pax, Marmoraria Nogueira, Agência da Arte, Nandagás. O apoio institucional é da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, IF-Sul e Eterpel.