Mini-curso sobre Filosofia Africana e Debates em Estética no Espaço Cultural Fica Ahí

5 de Novembro de 2010

cultura-africana.JPG Continua neste sábado(6), às 15h, o mini-curso sobre Filosofia Africana, organizado pela Biblioteca Negra de Pelotas. Nesta oportunidade, o professor Jandir Zanotelli apresentará a obra que despertou o interesse moderno pelo pensamento africano tradicional e que gerou posteriormente uma fecunda polêmica. Trata-se de “A filosofia banto”, de Placide Tempels, obra hoje considerada um dos grandes clássicos da chamada etno-filosofia.

africa.JPG Nesta obra revolucionária, Tempels coloca-se contra a tradição racista da filosofia européia, onde os povos chamados de “primitivos” possuem um profundo sistema de pensamento que deve ser desenvolvido em todo seu potencial filosófico. O encontro será no Clube Fica Ahí, com entrada franca.

Debates em Estética

teatro-do-oprimido1.JPG Os alunos do quarto semestre do curso de Teatro-Licenciatura da UFPel convidam para a mesa temática “Brecht e o Teatro do Oprimido”. Será neste sábado(6), às 17h, no Espaço Cultural Fica Ahí (rua Marechal Deodoro, 368). Comporão a mesa debatedora as professoras da UFPel Marina de Oliveira e Moira Stein, além de representantes do Toco (Teatro do Oprimido na Comunidade – UFPel).