Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Marcus Vinícius Dias faz Recital de Meio de Curso no Conservatório

28 de Julho de 2010

Neste sábado(31), às 19h30 min., ocorrerá o Recital de Meio de Curso de Canto  do acadêmico Marcus Vinícius Bezerra Dias, no Conservatório de Música da UFPel. Ao piano estará a professora Lúcia Cervini. A coordenação é da professora Magali Richter. A entrada é franca.

PROGRAMA:

1) Perla Gloria;
Giovanni Battista Bononcini – Compositor italiano do período barroco (Modena, 18 de julho de 1670 – Viena, 9 de julho de 1747).

2) Bel nume che adoro;
Compositor italiano do período clássico (Aversa, 17 de dezembro de 1749 – Veneza, 11 de janeiro de 1801)

3) Vaga luna che inargenti;

4) Dolente immagine di Fille mia;
Vincenzo Salvatore Carmelo Francesco Bellini – Compositor italiano do período romântico (Catânia, 3 de novembro de 1801 – Puteaux, 23 de setembro de 1835).

5)Tema de Jovino;

6) Tamba – tajá;
Valdemar Henrique da Costa Pereira – Compositor brasileiro do período moderno (Belém do Pará, 15 de fevereiro de 1905 – Belém, 29 de março de 1995).

7) Wiegenlied;

8) An den Mond;

9) Die Forelle;

10) An die Musik;

Franz Peter Schubert – Compositor austríaco do fim do período clássico e início do período romântico (Himmelpfortgrund, 31 de Janeiro de 1797 – Viena, 19 de Novembro de 1828).

11) Der Vogelfänger bin ich ja (Papageno);

12) Bei Männern, welche Liebe fühlen (Pamina, Papageno);


13) Hm! hm! hm! (Drei Damen, Tamino, Papageno);

Wolfgang Amadeus Mozart – Compositor austríaco do período clássico (Salzburgo, 27 de Janeiro de 1756 – Viena, 5 de Dezembro de 1791).

Marcus Vinícius Bezerra Dias, nascido em 29 de outubro de 1987, teve seus primeiros contatos musicais aos quatro anos de idade assistindo e acompanhando os ensaios e apresentações do Coral UFPel, do qual participou como integrante durante quase oito anos e como solista e regente em algumas ocasiões, destacando-se a regência da música Kyrie, de John Leavitt, no Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que se realizou em novembro de 2009 no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, Distrito Federal.

Com doze anos teve, como autodidata, seus primeiros contatos com o teclado, vindo a ter uma orientação pianística aos dezessete anos em um Curso de Extensão no antigo Instituto de Letras e Artes (ILA/UFPel) e atual Instituto de Artes e Design (IAD/UFPel). A partir do mesmo ano, ao entrar para o curso superior de música, estudou mais alguns semestres de piano, orientados pelo Prof. Germano Mayer e pela Profa. Sônia Cava, participando como pianista em alguns recitais informais.

Aos quatorze anos teve suas primeiras lições de violino, que voltou a estudar nos primeiros semestres de faculdade, chegando a participar de alguns recitais. Neste instrumento, foi orientado pelos professores Leonardo Oxley, Luiz Brussamarello e Mauro Buss.

Em 2005, Marcus ingressou no Curso Superior em Música – Modalidade Bacharelado – Hab. Violão do Conservatório de Música da UFPel. Neste instrumento, que pratica desde os quatorze anos com uma formação erudita, já foi orientado por diversos professores como Luiz Adê, Ezequiel Fabião, Fernando Silveira Filho, Marcos Victora, Ivanov Basso e seu atual orientador José Homero Pires. Neste instrumento, Marcus já participou de vários eventos como violonista solo e como executante no Master Class de Luiz Carlos Barbieri (Rio de Janeiro), em 2003, e no Master Class de Daniel Wolf (Porto Alegre), em 2006.

Além de já ter uma longa experiência com canto coral, Marcus fez alguns semestres de canto, como disciplina complementar, ainda pelo Curso de Bacharelado em Violão e, em 2009, ingressou no Curso Superior em Música – Modalidade Bacharelado – Hab. Canto, do Conservatório de Música da UFPel. Nesta habilidade, Marcus já teve orientações dos Professores Anni Guerda Albert de Moraes, Carlos Alberto Oliveira da Silva, Carolina Colvara, Carla Domingues, Jonas Klug, Carlos Morejano, Luísa Kurtz e sua atual professora Magali Richter, além de recentemente ter participado como executante no Master Class de Luisa Giannini (Itália). Como cantor, Marcus já participou de muitos eventos como coralista e de alguns como solista lírico, como, por exemplo, a interpretação de alguns trechos da Ópera “Flauta Mágica”, de Mozart, onde atuou como “Papageno” ao lado da soprano Luísa Kurtz.

Profa. Dra. Lúcia Cervini, doutora em Música pela UNICAMP/Capes (concluído em 2008) sob orientação do Prof. Dr. Jônatas Manzolli e co-orientação do Prof. Dr. Mikhail Malt, realizou Mestrado em Música pela UNICAMP/Fapesp e Bacharelado em piano pela UNESP. Em 2006, realizou Estágio de Doutorado (apoio CAPES) sob orientação do Prof. Dr. Mikhail Malt junto ao IRCAM - Institut de Coordenation Acoustique/ Musique (Paris/FR) e orientação da pianista Martine Joste no Atelier Répertoire et Pédagogie du Piano Contemporain (Le Lilas/FR). Recebeu orientação dos pianistas Cláudio Richerme, Beatriz Balzi, Mauricy Martin e Martine Joste (FR). Participou de master classes com renomados pianistas, como Elzbieta Sternilicht (Alemanha), Gilberto Tinetti, Fábio Luz, Fernando Lopes, Yara Bernette, Marcelo Bratke, Arnaldo Cohen, Serguei Kovalenko (Ucrânia), Ricardo Castro, Dominique My (FR) e Gérard Frémy (FR), dentre outros. Foi premiada em diversos concursos dentre os quais: Jovens Solistas da Sinfônica Jovem de Jundiaí - SP (1990); Concurso Internacional e Prêmio “Honorina Barra” - PR (1998); Concurso Nacional Cidade de Araçatuba e Prêmio Melhor Interpretação de Música Brasileira (1998), Concurso Nacional Henrique Niremberg - RJ (1999), Concurso Nacional Artlivre -SP (1994 e 2000). Participou do 5th International Piano Duo Competition em Tóquio - Japão (2000) com a pianista Maria Helena Del Pozzo (duo Cervini – Del Pozzo).

Gravou com o duo Cervali (junto da violoncelista Milene Aliverti) a 1a. faixa no CD de Premiação do V Concurso Nacional de Música de Câmara – FASM/ SP (1993), gravou recital ao vivo no programa Flávio de Oliveira para a Rádio da UFRGS – RS e o CD Henrique Oswald: Música de Câmara para violoncelo e piano (parte integrante de sua Dissertação de Mestrado). Apresentou-se como solista nas orquestras: Sinfônica Jovem de Jundiaí, Sinfônica de Americana e Orquestra de Câmara de Jundiaí, sob regência de Mikhail Malt, Parcival Modolo e Cláudia Feres. Coordenou com Mariko Ishii (JP), do I ao IV Festival de Música e Dança Brasil-Japão - SP (2002 a 2004). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel/RS) nas classes de Piano e Estética Musical e onde realiza atividades de pesquisa e interpretação do repertório contemporâneo junto ao NuMC - Núcleo de Música Contemporânea da Universidade, do qual é co-fundadora.

Seção: Notícias