Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Vice-reitor abre a 10ª Semana do Meio Ambiente da Agronomia

30 de Junho de 2010

No dia 28 de junho, o professor Manoel Luiz Brenner de Moraes, vice-reitor da UFPel, procedeu a abertura da X Semana do Meio Ambiente da Agronomia. Na ocasião, foi comentada a importância do evento no contexto de crescente preocupação com as questões ambientais, relacionadas ao desenvolvimento do setor produtivo. O professor Manoel também ressaltou o crescimento da atuação da UFPel nesta área, com a criação de novos cursos fortemente relacionados à área ambiental, bem como o fortalecimento dos cursos já existentes, através do Programa Reuni.

Também participaram da abertura do evento o professor Jõao Nelci Brandalise, representando a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura; a professora Tânia Beatriz Morselli, diretora da Faem; o professor Edemar Antonio Rossetto, coordenador do Colegiado do Curso de Agronomia; o professor Rodrigo Rizzi, chefe do Departamento de Engenharia Rural; o professor Vitor Tavares e o acadêmico Eduardo Gonçalves, membros da comissão organizadora do evento.

O evento, que se estende até o dia 2 de julho, aborda temas como o gerenciamento da água nos dois maiores distritos de irrigação públicos do RS; a pesquisa para o uso racional da água na agricultura; o licenciamento ambiental, frente à complexidade do meio ambiente; o uso de ferramentas avançadas para estimativa de perdas de solo em bacias hidrográficas; a irrigação na visão do produtor rural; a cobrança pelo uso da água e a agricultura; e a gestão ambiental na propriedade rural.

As inscrições ainda podem ser feitas no local do evento, o auditório do IF-Sul, a partir das 18h30min.

A sequência da programação:
QUARTA - 30/06 (19H00)
IRRIGAÇÃO NA PROPRIEDADE RURAL
SR. DARI BOSEMBECKER - PRODUTOR RURAL
PESQUISA PARA O USO RACIONAL DA ÁGUA NA PROPRIEDADE RURAL
ENG. AGRÍCOLA LUÍS CARLOS TIMM - UFPEL
ENG. AGRÍCOLA CARLOS REISSER JÚNIOR - EMBRAPA
QUINTA - 01/07 (19H00)
GESTÃO E MONITORAMENTO DA ÁGUA NO PERÍMETRO DE IRRIGAÇÃO DO ARROIO DURO
ENG. AGRº. ÉVERTON LUÍS FONSECA - AUD
COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA E AGRICULTURA
ENG. CIVIL DR. GERALDO LOPES DA SILVEIRA - UFSM
SEXTA - 02/07 (19H00)
GESTÃO AMBIENTAL NA PROPRIEDADE RURAL: USO E CONSERVAÇÃO
ENG. AGRº. AROLDO BERWALDT - DEFAP/FEPAM
COQUETEL DE ENCERRAMENTO

Seção: Notícias