Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

UTI Neonatal do Hospital Escola na Consulta Popular

17 de Junho de 2010

uti.jpg Hospital Escola UFPel/FAU conta mais uma vez com a mobilização de toda a comunidade para aprovação de seu projeto na votação da CONSULTA POPULAR, pleito que destina verbas públicas para execução dos projetos mais votados pela população.

banner-uti-neonatal.jpg O projeto intitulado Reforma e Ampliação da UTI Neonatal do Hospital Escola UFPel/FAU (N° 14) visa a ampliação de leitos em área coletiva e de isolamento para os pequenos pacientes em estado grave, além de reformas e melhorias no espaço destinado a observação de recém nascidos que apresentam patologias de médio risco.

Com 100% de suas internações destinadas ao Sistema Único de Saúde, o HE busca através desta iniciativa qualificar e ampliar o atendimento de tratamento intensivo a crianças e recém nascidos de Pelotas e região sul, onde nascem cerca de 10 mil crianças por ano.

Em Pelotas existem somente 19 leitos de UTI Pediátrica e Neonatal para atender todos os nascimentos daqui e da região. As principais causas de internação em unidade de tratamento intensivo neonatal são infecções, traumas do parto, mal formações congênitas e prematuridade, motivadas por fatores como hipertensão, diabetes, condições sociais das mães - desnutrição, uso de drogas, falta de pré-natal, entre outros.

Frequentemente nos deparamos com falta de leitos e temos que buscar vagas para internação em outra cidade, como Rio Grande, Bagé, Santa Maria. Existem casos também em que a gestante tem que ser transferida para outra cidade, pois o bebê já tem, mesmo antes de nascer, indicação para UTI Neonatal. Esse deslocamento gera um enorme transtorno para toda a família, que já vivencia um momento delicado.

Para contribuir com esta obra de fundamental importância para nossas crianças, basta votar, no dia 23 de junho, nas urnas localizadas no Hospital Escola, espalhadas pela cidade ou pelo site: www.consultapopular.rs.gov.br mediante identificação (carteira de identidade ou título eleitoral), e confirmar seu voto no projeto da UTI Neonatal.

Assim, além de exercer sua cidadania e valorizar seu direito de escolha, você estará beneficiando profissionais e pacientes que lutam diariamente pela vida.

Existem outros projetos concorrendo ao mesmo recurso em outras cidades da nossa região, portanto quem tiver mais votos será beneficiando e sua ajuda é fundamental.

Para votar no projeto do Hospital Escola UFPel/FAU - Reforma e Ampliação da UTI Neonatal é preciso indicar o número 14 na votação.

PROJETO REFORMA E AMPLIAÇÃO DA UTI NEONATAL - HOSPITAL ESCOLA UFPEL/FAU - N° 14

OBJETIVO
Reforma e ampliação da UTI Neonatal e Pediátrica;

Ampliação do número de leitos: Atualmente no Hospital Escola: 06 Neo / 03 Ped - sem isolamento
Com a execução do Projeto: 09 Neo / 03 Ped - Oferecendo mais 02 leitos para doenças infecto-contagiosas. Total: 14 leitos

JUSTIFICATIVA
Hospital Público com referência regional;
Atendimento de municípios da 3ª CRS (22);
Taxa de ocupação plena (100%);
Único com oferta exclusiva ao SUS.

RESULTADO
Melhora da qualidade do atendimento;
Otimização da estrutura física;
Aumento na oferta de leitos;
Melhora do conforto do paciente;
Possibilidade de atendimento de pacientes com infecção sem colocar em risco os demais.
Valor do Projeto: Valor: R$ 637.200,00

SAIBA MAIS:
Quem pode votar?
Todo eleitor gaúcho, mediante identificação (título eleitoral ou carteira de identidade), poderá votar nas urnas localizadas em locais públicos ou pela internet.

Por que é importante votar?
A Consulta Popular consolida o objetivo de colocar o Governo mais perto do cidadão, permitindo que a cidadania seja protagonista do planejamento, da escolha de prioridades e do efetivo controle social na aplicação dos recursos públicos.
A Consulta Popular é um valioso mecanismo de fortalecimento das relações entre governo e os cidadãos, consagrando uma saudável convivência entre a democracia representativa e a democracia participativa. Votar na Consulta Popular é valorizar esse patrimônio da sociedade gaúcha. Votar na Consulta Popular é participar do desenvolvimento da sua região e do Rio Grande do Sul.

Como e onde votar?
O seu direito é garantido pelo voto secreto, depositado em urnas colocadas em locais públicos, das 9 às 18 horas, ininterruptamente, permanecendo uma urna, até às 21 horas, em local de fácil acesso.
A votação também pode ser feita por meio eletrônico, via internet, pelo site www.sri.rs.gov.br e www.consultapopular.rs.gov.br das 8 às 24 horas do dia 23 de junho.

As prioridades eleitas constarão do orçamento do Estado de 2011.

Seção: Notícias