Encontro Internacional de Nanobiotecnologia encerra na UFPel nesta segunda-feira

29 de Março de 2010

Teve início na quinta-feira (25) o Encontro Internacional de Colaboração em Nanobiotecnologia da REDE NANOBIOTEC - BRASIL. O encontro reúne na UFPel os colaboradores do projeto “Utilização de materiais nanoestruturados em processos biológicos aplicados à área de Saúde”, coordenado pelo professor Odir Dellagostin, da Biotecnologia e financiado pela Capes. Este projeto conta com a participação de professores da Biotecnologia, Odontologia e Engenharia de Materiais da UFPel e com a colaboração de professores da UFC, PUCRS, Unesp e da Universidade de Michigan - EUA.
Na quinta-feira, o professor Benildo Sousa Cavada, da Universidade Federal do Ceará, proferiu palestra sobre Lectinas e suas aplicações em Nanobiotecnologia. A palestra foi assistida pelos integrantes do projeto, bem como pelos alunos de graduação e pós-graduação em Biotecnologia. Neste mesmo dia o professor Jacques Nör da Universidade de Michigan-EUA, falou sobre Engenharia Tecidual: aplicação em odontologia, e Angiogênese e possibilidade de uso de terapias antitumorais.
Na sexta-feira, houve a apresentação de resultados já obtidos nos seis primeiros meses do projeto. Esses resultados foram apresentados pelos professores Fabricio Conceição, Fabiana Seixas, pelo pesquisador Luciano Pinto e pelos pós-graduandos em Odontologia, Bianca Palma e Marcus Conde. Neste mesmo dia, ocorreu também a palestra do professor Roberto Hübler, da PUCRS, intitulada “Regeneração óssea: emprego de materiais nanoestruturados”.
No encerramento das atividades da primeira parte do encontro, o coordenador do projeto, professor Odir Dellagostin, destacou o grande êxito que teve a iniciativa de elaboração de um projeto em nanobiotecnologia. O projeto submetido à aprovação da Capes no final de 2008 obteve aprovação e liberação de recursos no valor total de aproximadamente R$ 1,2 milhão. “Nos primeiros seis meses do projeto, já foi possível obter avanços científicos significativos, porém o ganho mais importante foi possibilitar a estruturação de uma rede de colaboração com pesquisadores de diversas instituições nacionais e internacionais, destacou o docente da UFPel.
O encontro terá continuidade nesta segunda-feira, com a palestra do professor Elson Longo, da UNESP, que falará sobre “Desenvolvimento e aplicação de materiais nanoestruturados”. Longo é um dos mais renomados pesquisadores brasileiros, reconhecido internacionalmente. Sua palestra será também a aula inaugural do curso de Engenharia de Materiais e será realizada na nova sede do curso de Engenharia de Materiais, na rua Félix da Cunha, 809, e terá início às 14 h.