UFPel adquire imóvel da antiga Laneira Brasileira para a área da Saúde

22 de Fevereiro de 2010

laneira.JPG  A área da Saúde tem muito a comemorar. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) anunciou nesta segunda-feira(22) a aquisição da área da antiga Laneira Brasileira S/A, na avenida Duque de Caxias, próximo à Faculdade de Medicina. O imóvel, que consolidará o campus da Saúde, tem cerca de 16 mil metros quadrados e deverá abrigar diversas iniciativas ligadas à área da saúde, além de espaço destinado à cultura, como, por exemplo, um auditório para 1,5 mil pessoas, e novos cursos a serem criados pela Universidade.
Segundo a coordenadora do Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar (Pidi) do Hospital-Escola UFPel/FAU, doutora Julieta Maria Carriconde Fripp, encarregada pelo reitor Cesar Borges de transmitir a importante notícia, a primeira unidade a ser sediada no local será a estrutura de “hospice” (local de assistência humanizada e com qualidade técnica capaz de amenizar os sofrimentos de portadores de câncer em fase avançada) - projeto de excelência que, no final do ano passado, obteve a aprovação de recursos da ordem de R$ 600 mil, junto ao Ministério da Saúde, com o decisivo apoio do deputado federal Fernando Marroni.
Centro Especializado em Cuidados Paliativos (CECP) - A estrutura da nova unidade a ser sediada na Laneira, abrigará o conjunto Hospice + Pidi + Ambulatório de Cuidados Paliativos, em área de 900 metros quadrados, onde estarão localizados 12 quartos, área de convivência, espaços de avaliação dos pacientes, sala de procedimentos, almoxarifado, copa, cozinha, etc. O imóvel prevê a integração com área de mata nativa existente nos fundos da antiga Laneira, onde será desenvolvido projeto de paisagismo. A estimativa é de que a obra deverá ficar pronta em seis meses e ainda serão necessários recursos adicionais superiores a R$ 100 mil, para equipamentos.
O Pidi atende atualmente, de forma concomitante, dez pessoas, que, internadas em seu próprio domicílio, são visitadas duas vezes por dia, por uma equipe multidisciplinar que atua em sistema de rodízio, oferecendo uma atenção integral, inclusive no aspecto espiritual. Desde que o programa foi criado pelo Hospital-Escola, já foram internados cerca de 400 pacientes. O programa é custeado pela Fundação de Apoio Universitário (FAU). “Trata-se de um serviço público e, como tal, existem critérios de inclusão e exclusão, como por exemplo estar ou não sendo tratado nas unidades da UFPel - na quimioterapia, no hospital-escola ou em postos de saúde vinculados à Universidade”, explica a diretora do Pidi. Segundo Julieta, são diagnosticados anualmente em Pelotas cerca de 600 novos casos de câncer.
Julieta Fripp antecipou que o reitor Cesar Borges também pretende instalar no local os cursos de Psicologia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia, a serem criados pela UFPel.
Laneira Brasileira - No auge da empresa, havia 270 funcionários trabalhando no local. Diariamente, eram recebidos 30 caminhões, cada um com 300 fardos de lã. O produto chegava à estação férrea de Pelotas, procedente de municípios como Bagé, Livramento, Uruguaiana e de cidades uruguaias. A lã era lavada, cardada e montada numa espécie de novelos gigantes. O produto seguia para empresas como a indústria Reinghantz, que o beneficiava, transformando-o em fios. O fechamento da Laneira se deu em abril de 2003.
Saiba mais sobreo novo Centro no arquivo cecp.doc