Curso de Cinema e Animação inicia nova estrutura curricular

27 de Janeiro de 2010

O curso de Cinema e Animação da Universidade Federal de Pelotas inicia, no primeiro semestre de 2010, sua nova estrutura curricular. A nova proposta prevê a criação de percursos distintos divididos em dois cursos, um de cinema de animação e  outro de cinema e audiovisual. O objetivo é a necessidade de adequação às modalidades de graduação do Ministério da Educação e, além disso, permitir com que a formação em animação e cinema seja ofertada a partir das necessidades específicas de cada perfil profissional, preservados os conhecimentos comuns entre as duas áreas.

A reforma começa a entrar em vigor neste primeiro semestre com o curso de cinema de animação, que terá início no dia 22 de março, com os demais cursos da UFPel. A graduação terá a duração de quatro anos e será oferecida durante o turno da noite. Já o curso de cinema e audiovisual, específico para a produção audiovisual em cinema e vídeo, terá seu início no primeiro semestre de 2011.

As novas propostas visam atender demandas específicas para formação de animadores e cineastas ou videastas e também necessidades do atual cenário da produção audiovisual do país.  No currículo de cinema de animação constam conhecimentos comuns à produção audiovisual como produção executiva, história do cinema, edição, design sonoro, marketing e também conhecimentos específicos à própria área como as técnicas de animação em duas e três dimensões, modelagem, stop motion, design de personagem e a relação com as mídias digitais a partir dos jogos e das interfaces de interação.

Como o curso de cinema e animação teve seu início no ano de 2007, os alunos já matriculados no curso poderão optar por um dos novos currículos ou por completar o percurso de cinema e animação.  O currículo de cinema de animação já está disponível no website do curso, no endereço http://iad.ufpel.edu.br/animacao.