Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Conservatório promove cursos de extensão

25 de Janeiro de 2010


O Conservatório de Música da UFPel está promovendo em fevereiro cinco cursos de extensão ministrados pelos professores da escola.

Os cursos são inteiramente gratuitos, com oferta limitada de vagas e tratam de temas como etnografia musical, música para cinema, musicalização de jovens e adultos através da flauta doce, curso de violino e viola - iniciação e aprimoramento.

 

Confira mais detalhes dos cursos:

 

1.      Curso : Curso de Violino e Viola – Iniciação e Aprimoramento

Ministrante: Prof. Mndo. Tiago Sabino Ribas

 

Objetivo: Oportunizar uma introdução adequada ao aprendizado de violino e viola àqueles que ainda não tocam o instrumento, e o aprimoramento técnico e musical de estudantes em nível intermediário e avançado.

Súmula do programa:

Iniciantes:  Posturas e movimentos básicos;  cordas soltas: produção de som, ritmos e distribuição de arco;  mão esquerda: padrões (tetracordes), produção de som e afinação;  coordenação de mão esquerda e mão direita (arco); - trabalho em grupo com peça fácil.

Intermediário e avançado:  aulas individuais: técnica básica, estudos e peças do repertório;  aulas em grupo: sistemas de escalas, golpes de arco (variações Sevcik Op.3),          peças do repertório para pequenos grupos (duos e trios).

Datas: 01 a 26 de fevereiro: das 8h às 9h30 – iniciantes; das 9h45 às 12h – intermediário e avançado.

Inscrições até 01 de fevereiro no Conservatorio de Musica.

           

2.      Curso: Musicalização de jovens e adultos através da flauta doce

Ministrante: Prof. Dr. Werner Ewald

 

Público Alvo: O Curso esta voltado a jovens a partir de 15 anos de idade e adultos da Comunidade em geral. Não há necessidade de conhecimento musical prévio. Cada participante deverá trazer uma flauta doce soprano modelo barroco, lápis, borracha e um caderno pautado para música.

Sumula: O curso se desenvolve a partir de aulas coletivas em pequenos grupos de acordo com o nível dos participantes, com o objetivo de oferecer formação teórico prática básica aos elementos da linguagem e estruturação musical usando como recurso expressivo a flauta doce.

Período: 08 a 12 e 22 a 26 de fevereiro de 2010, das 9 h as 13 h

20 vagas

Curso Gratuito

Inscrições até 05 de fevereiro.

 

3.      Curso: Entendendo a Música no Cinema – Módulo I

Ministrante: Prof. Me. Carlos Walter Soares

 

Súmula: O objetivo desse curso é apresentar um apanhado geral da música para cena em cinco encontros. Neste primeiro módulo uma breve história da trilha sonora será apresentada, assim como a filmografia de quatro compositores, John Williams, Ennio Morricone, Bernard Hermann e Vangelis. Por fim, serão apresentadas as relações entre os filmes do diretor Stanley Kubrick com a música erudita, especialmente a música do século XX. Neste primeiro módulo a proposta é conectar a música no cinema com os principais diretores, com roteiros e atores, tendo como objeto os filmes e cenas escolhidas que servirão como foco de análise.

1º encontro – Uma breve história da trilha sonora/ John Williams

2º encontro – Bernard Hermann e Alfred Hitchcock

3º encontro – Stanley Kubrick e a música erudita

4º encontro – Ennio Morricone

5º encontro – Vangelis e a música eletrônica

 

Público alvo: Comunidade em geral
Vagas
: 20

Horário das aulas: de 08/02 a 12/02, de 9:00 à 13:00

Carga horária semanal: 20

Avaliação: Pontualidade, assiduidade (para receber certificado o aluno deve comparecer em 75% das aulas), participação em aula, interesse e compreensão.

Aulas gratuitas

Inscrições até 05 de fevereiro.

 

 

Filmes:

O Iluminado – Stanley Kubrick

2001 – Uma odisséia no espaço – Stanley Kubrick

Psicose – Alfred Hitchcock

Um corpo que cai - Alfred Hitchcock

Cinema Paradiso – Giuseppe Tornatore

Por um punhado de Dólares – Sérgio Leone

A Missão - Roland Joffé

Blade Runner – Ridley Scott

Carruagens de fogo – Hugh Hudson

 

4.      Curso: Entendendo a Música do Cinema - Módulo 2

Ministrante: Prof. Dndo. Jorge Meletti

Súmula: A partir da apreciação comentada de exemplos audiovisuais selecionados, serão estudados os principais papéis e funções da música composta para o cinema. Também serão examinados e avaliados diversos procedimentos musicais utilizados nestas composições, envolvendo aspectos como a textura musical, a utilização de instrumentos de percussão e instrumentos eletrônicos, a exploração de elementos musicais de culturas orientais, a exploração das diversas possibilidades harmônicas e melódicas, a utilização de metalinguagem e metáfora envolvendo música e cena.

Dentre os filmes a serem abordados, pode-se destacar: Pollock (Ed Harris); Vertigo (Alfred Hitchcock); O Dia em que a Terra Parou (Robert Wise); A Barriga do Arquiteto (Peter Greenaway); Attonement  (Joe Wright); A Profecia (Richard Donner); Embriagado de Amor (Paul Thomas Anderson); O Rei Leão (Roger Allers);  Beleza Americana (Sam Mendes); Concerto Campestre (Henrique de Freitas Lima); Anahy de las Misiones (Sérgio Silva); KOYAANISQATSI (Godfrey Reggio); Inteligência Artificial (Steven Spielberg); O Silêncio dos Inocentes (Jonathan Demme).

Público Alvo: Alunos universitários com ou sem formação musical formal. Comunidade em geral.

Vagas: 20

Carga Horária: 20hs

Data: 22/02/2010 - 26/02/2010, das 9hs-13hs

Inscrições: até o dia 19/02/2010

Curso gratuito

 

5.      Curso: Introdução à etnografia em música: observando, participando e escrevendo sobre diferentes manifestações musicais de Pelotas

Ministrante: Profa. Dra. Marília Stein

 

Súmula: O curso propõe-se a difundir a etnografia musical entre jovens e adultos que se interessem pelas práticas musicais populares e/ou tradicionais que se realizam na cidade de Pelotas, queiram divulgar a diversidade musical da região, assim como desejem conhecer mais sobre o instrumental teórico-musical a ser trabalhado no curso: a etnografia musical. Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, ensaios e desfiles do Carnaval, rodas de choro e samba são algumas das cenas musicais pelotenses que poderão ser estudadas através do trabalho de campo, a fim de se compreenderem estas manifestações musicais nos seus contextos de realização. Estas idas a campo, combinadas à discussão de textos teóricos, são as atividades centrais do curso, pelas quais propomos construir de forma introdutória noções acerca da etnografia musical.

 

Público alvo: Alunos da UFPel, lideranças comunitárias, mediadores culturais e outras pessoas da comunidade.

 

Vagas: 20

Carga horária: 40h

Datas: 4as feiras, de 14h até 19h (03/02, 10/02, 17/02 e 24/02): discussões teóricas, compartilhamento dos trabalhos de campo realizados e  planejamento dos trabalhos de campo.

Segunda aula da semana, horários a combinar com os alunos: trabalho de campo em diferentes espaços musicais de Pelotas.

 

Inscrições até: 01/02/2010

- Curso gratuito -

 

Observação sobre Etnografia musical: Consiste em uma forma de pesquisar as práticas musicais na sociedade desenvolvida pela Etnomusicologia, área do saber originária da Antropologia, a qual estuda processos de construção de práticas e significados culturais através da etnografia, que possibilita o diálogo entre pesquisados (colaboradores de pesquisa) e pesquisadores (co-participantes das práticas musicais pesquisadas). Pela etnografia musical, ao partilharmos de experiências musicais com os atores sociais que fazem música em determinados espaços culturais de Pelotas, nos acercamos de uma compreensão parcial e provisória das práticas destes indivíduos que integram grupos. Ao mesmo tempo, preconceitos são postos em cheque e novos diálogos interculturais, potencializados.

Seção: Notícias