Tendo agora como vice-diretor o professor Flávio Medeiros Pereira, foi reconduzido ao cargo de diretor da Escola Superior de Educação Física (Esef/UFPel) o professor José Francisco Gomes Schild. O ato de posse, presidido pelo reitor Cesar Borges, foi realizado nesta sexta-feira(23), no auditório da unidade, em ato prestigiado pela comunidade acadêmica.
Em seu pronunciamento, Schild disse que um novo mandato pode representar um desafio ainda maior e externou a expectativa de colher resultados no mínimo iguais aos da primeira gestão e, se possível, melhores. Ele descreveu os avanços obtidos nos primeiros quatro anos, atribuídos totalmente ao apoio recebido da Reitoria, através do Reuni, que está possibilitando grandes transformações na Escola e reequipando-a com novo mobiliário escolar e aparelhos de ar condicionado na maioria das salas, além de outros projetos em andamento como a sala de musculação e o futuro ginásio.
O diretor agradeceu o apoio e lealdade da vice-diretora, professora Mariângela Afonso, que não permanecerá no cargo devido a afastamento para doutorado, e ao novo vice, Flávio Pereira, “que, com a experiência de já ter sido diretor da Esef, prontamente aceitou o convite”. Também manifestou gratidão aos alunos, servidores, professores e familiares. “Todos esses apoios fazem a gente conseguir trabalhar e ter resultados”, reconheceu.
Em rápidas palavras, Flávio Pereira ressaltou a importância do trabalho em equipe e disse que a administração estará focada em uma Esef cada vez maior. Já a ex-vice diretora, Mariângela Afonso, teceu elogios à conduta de Schild, especialmente sua dedicação e humildade. “Na vice-direção, procurei ser apenas um ombro amigo”, afirmou.
Fechando a cerimônia, o reitor Cesar Borges destacou o trabalho executado pela direção da Esef nos últimos quatro anos e lembrou dos desafios que representam a realização no Brasil de uma Copa do Mundo de Futebol e dos Jogos Olímpicos. “Tenho a convicção de que uma nova Esef surgirá a partir destas novas possibilidades que se descortinam na área do esporte. Precisamos construir um grande projeto voltado à formação de atletas para o País”, observou.
Nova área física
Cesar Borges anunciou a aquisição da área da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), metade da qual, ou mais, será destinada à Escola Superior de Educação Física. “Os recursos do Ministério da Educação já estão assegurados e a compra deve ser concretizada no período de 20 a 30 de dezembro”, antecipou.
Destacando a presença de diretores de outras unidades, o reitor falou também sobre a atuação sócio-comunitária da UFPel através do programa Vizinhança (voltado à população adjacente ao novo campus Porto) e a participação da Esef. Segundo ele, está em elaboração um projeto-piloto na área esportiva, para o qual está sendo buscado apoio junto ao Ministério dos Esportes para a concessão de bolsas, que permitirão o maior engajamento dos estudantes.
“Outras obras prometidas ainda não foram conquistadas devido a obstáculos burocráticos e jurídicos. Em muitos casos, os recursos tem como fonte o Ministério do Planejamento e não apenas o MEC”, finalizou.
Schild é empossado para novo mandato na Esef
23 de Outubro de 2009
Seção: Notícias