Programa de Formação do Professor Ingressante prossegue em outubro

30 de Setembro de 2009

O Programa de Formação/Integração do Professor Ingressante à Cultura Acadêmica da UFPel dará continuidade as suas atividades em outubro. Na terça-feira, dia 20/10, a professora Sandra Mara Corazza irá apresentar o tema “Currículo, Cultura e Formação de Professores”. O evento irá acontecer na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem), às 18h. Sandra Mara Corazza é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D. Em seu currículo lattes ela informa:

Filósofa. Educadora. Pesquisadora do CNPq: “Fantasias de escrileitura: devir-infantil de currículos nômades”. Linha de Pesquisa “Filosofia da Diferença e Educação”. Área temática: “Fantasias de crítica-escrileitura”. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “DIF - artistagens, fabulações, variações”. Nietzsche, sempre.. Então, Deleuze e sua crítica e clínica. Literatura. Teatro.. Poesia. Pintura. Música. Cinema. Embaralham-se códigos. Conexões transversais. Disjunções inclusivas. Conjunções polívocas. Metainfanciofísica. Abalo jubilatório: satori. Pesquisa do acontecimento: empírica-transcendental. Micropolítica: esquizo-análise de minorações. Idéias-forças. Desejo: formas de expressão puxam as de conteúdo. Scripturire: do Prazer de Ler ao Desejo de Escrever. Fantasias: entre a língua e o estilo. Experimentações: crítica-escrileitura artista. Em fluxos de sapientia: nada de poder, pouca sabedoria, máximo de sabor.”

Outra atividade prevista é o mini-curso ministrado por Maria Cecília Loréa Leite e Maria de Fátima Cóssio que abordarão o tema “Metodologia para o ensino superior: aula universitária”.

Este mini-curso apresenta como formato a proposta de realização de 3 encontros, que serão somados com atividades de leituras programas de forma extra-classe, integralizando no total, 10 horas de atividades. As datas são: 13/10/09, 27/10/09 e 17/11/09, sempre das 14 às 17 horas.

São previstas 30 vagas para a primeira oferta do mini-curso. Os professores que não participarem do curso neste período, poderão se inscrever em novas atividades que irão se configurar também como mini-cursos, nos próximos meses.

Os professores que estiverem interessados em se inscrever no mini-curso, devem enviar para a Pró-Reitoria de Graduação, via protocolo, os dados para inscrição abaixo.

Inscrição para o mini-curso “Metodologia para o ensino superior: aula universitária” do Programa de Formação Integração do Professor Ingressante à Cultura Acadêmica da UFPel.

Nome:

Unidade acadêmica e departamento de origem:

Telefone:

Área de atuação: Esta informação é importante, pois as ministrantes irão organizar as atividades do mini-curso, a partir do perfil dos participantes.

Os participantes terão suas inscrições confirmadas, via e-mail, assim como também serão informados dos locais de realização. As vagas serão disponibilizadas por ordem de inscrição, até o preenchimento das 30 vagas.

Maria Cecília Loréa Leite possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (1973), graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (1972), especialização em Metodologia da Pesquisa Educacional pela Universidade Católica de Pelotas (1979), mestrado em Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é Outro (especifique) Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional. Atuando principalmente nos seguintes temas: Universidade, Ensino Superior, Inovação, Pedagogia Universitária, Pedagogia Jurídica.

Maria de Fátima Cóssio possui graduação em Pedagogia pela Universidade da Região da Campanha, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou como professora titular e pesquisadora da Universidade da Região da Campanha, exercendo cargos de Coordenadora do Curso de Pedagogia e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Educação e Humanidades de 1988 até 2008, professora assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul de 2003 a 2008. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão de Sistemas e Instituições Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão e Políticas de Educação Básica e Superior, Pedagogia Universitária, Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, admitida em concurso público.