Diretor do ICH participa de atividades do XVII Congresso da SBEC

28 de Setembro de 2009

O professor Fábio Vergara Cerqueira, diretor do Instituto de Ciências Humanas, participou, entre os dias 21 e 25 de setembro, das atividades do XVII Congresso Nacional de Estudos Clássicos (SBEC), realizado em Natal-RN, nas dependências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O evento teve como tema Amizade e Prazer no Mundo Antigo.
Cerqueira coordenou a mesa-redonda Representações da guerra no mundo antigo: egípcios, assírios e gregos, realizada no dia 21, que contou com a participação da assirióloga Kátia Maria Paim Pozzer (ULBRA) e da egiptóloga Margaret Marchiori Bakos (PUCRS). Apresentou, nesta mesa-redonda, a palestra Guerras, sons e imagens. Iconografia da música no contexto militar na Grécia antiga.
Participou ainda da mesa-redonda Do prazer e da amizade entre gregos e mesopotâmicos, realizada no dia 22, sob a coordenação da assirióloga Kátia Maria Paim Pozzer, tendo apresentado a palestra Amizades e prazeres homoeróticos: o simbolismo dos instrumentos musicais nas narrativas visuais. A mesa contou ainda com a participação do helenista Francisco Marshall (UFRGS).
Cerqueira, que presidiu a Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos entre 2001 e 2003, tendo sido vice-presidente entre 2003 e 2005, foi eleito por unanimidade como membro do Conselho Editorial da Classica. Revista Brasileira de Estudos Clássicos, na representação da área de História Antiga, em substituição ao prof. Dr. Pedro Paulo Abreu Funari.