Curso de Hidrometria tem apresentação de trabalhos finais

28 de Setembro de 2009

O curso de Engenharia Hídrica da UFPel realizou, na sexta-feira(25), a conclusão do II Curso de Hidrometria para Gestão de Recursos Hídricos com apresentação de trabalhos finais pelos alunos capacitados. Esse projeto, coordenado pelo professor Gilberto Loguercio Collares, aprovado pelo Edital 037/2006 do CNPq-CTHidro, permite que grupo de pesquisadores e professores de várias Unidades e Departamentos da UFPel, IF Sul, UFSM e UFV-MG possam imprimir esforços para atingir as metas e objetivos daquilo que está preconizado no Edital.

As capacitações objetivaram  atender a expectativa dos gestores de recursos hídricos que se deparam com um novo modelo de ocupação das terras, importantes modificações nas matrizes econômicas regionais e, por consequência, usos e manejos dos ambientes hídricos, que devam estar associadas as rápidas alterações decorrentes desses processos. Os trabalhos defendidos se desenvolveram em vários ambientes regionais, com especial foco nos recursos hídricos que compõem as bacias hidrográficas da metade sul do RS. Todos foram de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos durante o curso onde os alunos puderam experimentar a campo os métodos e estratégias de análises que permitem identificar, descrever e propor alternativas de manejo, uso e conservação da água para fins industriais, agrícolas e urbanos.

As análises laboratoriais foram desenvolvidas no Laboratório de Recursos Hídricos da EH. As atividades de encerramento culminaram com um almoço no Clube Veleiros Saldanha da Gama, entidade parceira da Engenharia Hídrica, onde foi realizada a certificação dos alunos capacitados. Estiveram presentes o Comitê Gestor, professores Álvaro Nebel, Vitor Tavares, Idel Milani e Eduardo Suzuki, demais docentes e alunos, além dos discentes do curso de Engenharia Hídrica.