Concerto e Masterclass de Violão no Conservatório de Música

17 de Junho de 2009

foto-vladimir.jpg O Conservatório de Música da UFPel está trazendo a Pelotas o violonista Vladimir Bonfim. Natural de Salvador, o músico reside atualmente na França, onde atua como violonista e professor. O concerto será realizado nesta quinta-feira(18), às 19h30min, no Conservatório de Música e tem entrada franca. Já a Masterclass (aula) de violão será realizada na sexta-feira, (19) das 9h às 12h, também no Conservatório.
Para participar da aula, os violonistas deverão se inscrever em uma das categorias: ouvinte ou executante. Os ouvintes terão o direito a assistir a aula e receberão um certificado de participação posteriormente. Para quem desejar participar da categoria aluno ouvinte, basta comparecer no Conservatório no dia da aula, das 8h às 9h e fazer a inscrição no valor de R$15,00. Já os violonistas que desejarem participar da categoria executante deverão apresentar na aula uma obra para violão solo de sua escolha. Os alunos que desejarem participar como execuntantes deverão enviar um pequeno currículo descritivo e o nome da obra que será apresentada para o e-mail thiagocolombo@hotmail.com . Para os executantes o número de vagas é limitado e o valor da incrição é de R$30,00 e também poderá ser pago no dia da aula. Os alunos executantes também receberão um certificado de participação.
A masterclass é aberta a todos os violonistas e não é necessário ser aluno da UFPel para participar.Para mais informações, basta ligar para o Conservatório da UFPel através do telefone (53)3222-2562, das 13h30 às 19h. O evento tem a coordenação do violonista e professor Thiago Colombo.
Vladimir Bomfim
Natural de Salvador, iniciou-se ao violão como auto-didata mas logo debutou os estudos na Universidade Federal da Bahia, onde estudou entre os anos de 1993 e 1999 com Ana Cristina Tourinho e mais tarde se diplomou sob a orientação de Mario Ulloa.  Frequentou durante esse periodo os master-classes de Eduardo Fernandez, Eduardo Issac, Fabio Zanon, Everton Gloeden, Pepe Romero, Henrique Pinto, Thomas Patterson, Edelton Gloeden, e Nicolas Barros. Em 2000, integrou o ciclo de aperfeiçoamento do Conservatorio National de Strasbourg na França, orientado por Pablo Marquez e Yasunori Imamura, diplomando-se em 2004.
Participou de produções com o teatro, dança e grandes formações como a Opera Nacional de Strasbourg , Orquestra Sinfônica da UFBa, Orquestra Filarmônica de Strasbourg, e com o grupo de musica contemporânea “In-Extremis”. Gravou em 1999 para o disco e livro editados pela UFBa “Invenções em Claves Naturais” de Leonardo Boccia e ja colaborou igualmente com compositores e diretores como Ivan Fedele, Aldo Brizzi, Welington Gomes, Lia Robatto, e Fernando Fiszbein, para a estreia de suas obras respectivas , ja tendo dividido o palco com Jan-Lathan Koenig, Eric Vasconçelos, Gael le Billan, Niel Beardmore, Philippe Mouratoglou, André Araujo dos Santos, Gustavo Costa, Brenda Ohana e Henrique Rebouças.
Obteve premiações de interpretação como o 1° prêmio do “VIII Concurso Nacional Souza Lima” (São Paulo/1997), 2° prêmio do “II Concurso Nacional Musicales” (São Paulo/1998), 2° prêmio do “III Concours International de Fontainebleau” (Franca/2001), 2° prêmio do “IV Concours International Forêt d’Orleans” (França/2001) e 2° prêmio do “II Concours National de Ceyzeriat” (França/2002).