Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Integrantes do grupo de pesquisa Hisales aprovam trabalhos em evento da Unicamp

12 de Junho de 2009

Integrantes do grupo de pesquisa Hisales (História da Alfabetização, Leitura e Escrita), da Faculdade de Educação (FaE/UFPel), tiveram nove trabalhos aprovados no maior congresso de leitura do Brasil - Cole (Qualis A) - que será realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre os dias 20 e 24 de julho, em sua 17ª edição (o primeiro foi em 1978). Nas últimas edições do Cole, cerca de quatro mil professores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros estiveram presentes para discutir o ensino e as práticas de alfabetização, leitura e escrita.
O grupo Hisales, liderado pela professora Eliane Peres, da FaE, apresentará trabalhos que são resultados de projetos financiados pelo CNPq e também das dissertações de mestrado e teses de doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).
Os trabalhos são os seguintes:
1. ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS E A QUESTÃO DA ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO EM OITO MUNICÍPIOS DA REGIÃO SUL DO RIO GRANDE DO SUL, de Eliane Peres (Líder do Grupo de Pesquisa HISALES e professora da FaE -PPGE).
2. CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO E INFÂNCIA QUE PERMEARAM A PROPOSTA DE TRABALHO PARA CRIANÇAS DE SEIS ANOS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS EM RIO GRANDE (RS), de Gabriela Medeiros Nogueira (Doutoranda do PPGE) e Caroline Braga Michel (Aluna da FURG e integrante do HISALES).
3. A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NO MUNICÍPIO DE SÃO LOURENÇO DO SUL (RS): PRÁTICAS DE UMA ALFABETIZADORA NA CLASSE DO 1º ANO, de Sylvia Tavares Barum (Aluna do curso de Pedagogia e bolsista PIBIC/CNPQ).
4. A CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA ALFABETIZADORA: ASPECTOS DA FORMAÇÃO REVELADOS NO COTIDIANO DA SALA DE AULA, de Gilceane Caetano Porto (Doutoranda do PPGE).
5. A ROÇA, O LIVRO E O CADERNO: A APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA POR UMA FAMÍLIA DE AGRICULTORES, de Lisiane Sias Manke (doutoranda do PPGE) e Vânia Grim Thies (doutoranda do PPGE).
6. PRÁTICAS DE LEITURA E EXCLUSÃO SOCIAL: O CASO DE DUAS LOCALIDADES RURAIS - PAREDÃO E COSTA DO BICA (PIRATINI/RS), de Darlene Rosa da Silva (Mestranda do PPGE).
7. CLARISSA, A PROFESSORA LEITORA: UMA PERSONAGEM DE ERICO VERISSIMO, de Roselusia Teresa Pereira de Morais (Mestranda do PPGE).
8. REPRESENTAÇÕES DA LEITURA FEMININA NO DISCURSO DOS JORNAIS: O CASO DE PELOTAS-RS NO FINAL DO SÉCULO XIX, de Renata Braz Gonçalves (Doutoranda do PPGE).
9. O ENSINO FEMININO PRIVADO EM PELOTAS: ALGUMAS EXPERIÊNCIAS DE LEITORAS DOS COLLEGIOS FEMININOS E AULAS PARTICULARES NO SÉCULO XIX, de Patrícia Daniela Maciel (Professora Substituta da FaE e integrante do HISALES).Além da apresentação dos trabalhos, o grupo de pesquisa lançará o livro Cartas de professor@s, cartas a professor@s. Escrita epistolar e educação, organizado pela professora Eliane Peres e pelo doutorando Antônio Maurício Medeiros Alves. No livro, dividido em 11 capítulos, são analisados aqueles escritos simples, sem prestígio e valor literário ou científico - denominados por Daniel Fabre (1993) de ‘écritures ordinaires’ -, mas que circulam abundantemente no cotidiano escolar e revelam práticas e representações de docentes e discentes, além de indícios da própria cultura escolar. Insere-se na área mais ampla denominada cultura escrita ou cultura do escrito e ocupa-se, como diz no título, de cartas e bilhetes de e para professoras e professores.
O livro foi editado pela Redes Editora, de Porto Alegre, e o lançamento será no dia 22/07/09 às16hh, no Stand da Pergaminho, durante o Cole.
Sumário do livro Cartas de professor@s, cartas a professor@s. Escrita epistolar e educação.
Apresentação. Eliane Peres & Antônio Maurício Medeiros Alves
Capítulo I: Cartas de “usuários” a um autor de livros didáticos de Matemática. .Antônio Maurício Medeiros Alves.
Capítulo II: Aspectos do cotidiano de uma escola através da correspondência: Collegio Elementar Cassiano do Nascimento (Pelotas, 1917-1926). Eliane Peres & Darlene Rosa da Silva.
Capítulo III: “Caro professor: boa sorte em seu trabalho!”. Geisa dos Santos Guterres & Sylvia Tavares Barum.
Capítulo IV: O processo de produção da escrita de crianças no início da escolarização: uma análise de bilhetes escritos para uma professora. Gilceane Caetano Porto; Gabriela Medeiros Nogueira & Caroline Braga Michel.
Capítulo V: Cartas e bilhetes de uma professora: contribuições à pesquisa em História da Alfabetização. Janaína Soares Martins Lapuente.
Capítulo VI: Cartas de despedida: “seja feliz professora!”. Lisiane Sias Manke.
Capítulo VII: “Aos senhores pais ou responsáveis”: um breve estudo sobre escritas de professoras da educação infantil em uma agenda e um caderno de crianças. Patrícia Daniela Maciel & Maria Cristina Madeira.
Capítulo VIII: Cartas que revelam o comprometimento com a valorização da leitura: empenho de professoras para a manutenção da Biblioteca Infantil de Bagé (1963-1965). Regina Quintanilha Azevedo & Renata Braz Gonçalves.
Capítulo IX: Cartas dos “peixinhos” à professora. Roselusia Teresa Pereira de Morais.
Capítulo X: Cartas de meus (ex) alun@s: vínculos afetivos mantidos através da caneta e do papel. Rosimeire Simões de Lima.
Capítulo XI: Cartas de jovens professoras: questões de formação e autoformação. Vania Grim Thies.

Seção: Notícias