Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Dia do Enfermeiro é comemorado nesta terça(12)

11 de Maio de 2009

A Direção da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da UFPel está divulgando mensagem relativa à passagem do Dia do Enfermeiro, que transcorre nesta terça-feira(12). Este é o texto:
“Esta data constitui-se numa referência ao nascimento em 12 de maio de 1820, da enfermeira inglesa Florence Nightingale, que contribuiu de forma significativa para a diminuição da mortalidade, com seu trabalho na Guerra da Criméia. Assim Florence, marcou o início da enfermagem moderna no mundo.
No Brasil, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.
A enfermagem é uma profissão de origem milenar, considerando-se uma prática da humanidade o cuidado a pessoas convalescentes. Atualmente a profissão ampliou seu campo de atuação constituindo uma história de atuação na assistência, pesquisa e ensino em diversos campos do conhecimento.
A criação da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia teve sua origem como Curso de Enfermagem e Obstetrícia atendendo prioridade do Ministério da Educação e Cultura que, à época, recomendava a criação de Cursos de Enfermagem em todas as Universidades Federais, segundo orientação do II PND ( segundo Plano Nacional de Desenvolvimento). A criação do Curso de Enfermagem e Obstetrícia teve sua aprovação no Conselho Universitário em 24/08/76, por Portaria n° 01/76 da UFPEL, sendo reconhecido pelo MEC por Portaria n° 402 de 24.06.80.
O Departamento de Enfermagem ao longo de sua história tem nas atividades docentes o predomínio do ensino de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado expandido e interinstitucional), extensão e pesquisa.
A Faculdade encontra-se hoje, bem sedimentada na graduação, com um corpo docente composto por doutores, doutorandos, mestres e especialistas. As atividades de pesquisa da Faculdade abrangem as mais variadas áreas, contando com 3 grupos de pesquisa a saber: Condições Crônicas de saúde e Família, Estudos e Pesquisa em Práticas de Saúde e Enfermagem, Enfermagem em Saúde Mental e Saúde Coletiva. Envolvem-se com pesquisa: docentes, enfermeiros assistenciais e acadêmicos de graduação e pós-graduação. As atividades de extensão constituem-se um dos pontos fortes da nossa unidade de ensino, em média dez projetos/ ano envolvendo docentes e alunos. Em 2008, a Faculdade de Enfermagem iniciou com o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - a nível de mestrado, recomendado pela CAPES e tem se fortalecido na formação neste campo.
Neste 12 de maio homenageamos todos os nossos colegas enfermeiros por reconhecermos que é na trajetória de cada um se constitui o todo de uma profissão que tem crescido quantitativa e qualitativamente e deixado sua contribuição para constituição de um cuidado em saúde mais humano e solidário.
Mensagem da Direção da Faculdade de Enfermagem da UFPel”.

Seção: Notícias