Curso de Epidemiologia Básica iniciou nesta segunda(11)

11 de Maio de 2009

Oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel, iniciou nesta segunda-feira (11), mais um curso de extensão sobre Epidemiologia Básica, este já é o décimo ano que a Universidade oferece a oportunidade de esclarecimento e conhecimento dos conceitos e técnicas da epidemiologia.

As aulas estão sendo ministradas por professores do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia (PPGE), no Centro de Pesquisas Epidemiológicas, e vão até sexta-feira (15). Na manhã desta segunda, o coordenador do curso, professor Juraci Almeida Cesar fez a abertura dando as boas vindas e falando da importância deste para os profissionais de saúde. O professor Luiz Augusto Facchini, responsável pela primeira aula, salientou a qualidade do programa e dos conteúdos que serão abordados.

Os quarenta e três alunos têm no programa assuntos como: História, enfoques básicos e usos da Epidemiologia; etapas de investigação epidemiológica; medidas de ocorrência das doenças; viés, confusão e modificação de efeito; estudos de casos e controles; estudos de coorte e intervenção; entre outros ligados à Epidemiologia.

Dentre os mais de 40 inscritos, destaca-se a participação de alunos de outros Programas da UFPEL – Enfermagem, Odontologia e Educação Física e de Programas de outras instituições como UCPEL, FURG e UFRGS , além de vários profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.