UFPel recebe os novos alunos com a Calourada

30 de Abril de 2009

dscf3865.jpg A UFPel realizou nesta quarta-feira (29) a Calourada 2009. A recepção aos novos alunos aconteceu no Theatro Guarany e foi promovida pela Pró-Reitoria de Graduação juntamente com os diretores dos novos cursos da universidade e o Núcleo de Teatro. Aproximadamente 500 alunos participaram do evento que teve o objetivo de apresentar a universidade e as diversas atividades, serviços e projetos desenvolvidos pelas pró-reitorias.

A recepção iniciou com uma apresentação musical de alunos do curso de Música da UFPel, logo após, o reitor Cesar Borges, juntamente com os pró-reitores, apresentou a universidade aos alunos. Na oportunidade os alunos conheceram os programas e bolsas que eles poderão usufruir, como por exemplo, o Dipi, que encaminha alunos para o intercâmbio internacional, o CIC, que é o Congresso de Iniciação Científica e as Bolsas Auxílio Moradia, Alimentação e Transportes.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Luiz Ernani Ávila, explicou as bolsas de extensão que a universidade oferece aos alunos e a Bolsa Auxílio Viagem, que auxilia os alunos a participarem de atividades em outras cidades e estados. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Manoel Maia, falou sobre as Bolsas da Fapergs e do CNPQ, destinadas a alunos que queiram dedicar-se à pesquisa.

A pró-reitora de Graduação, Eliana Póvoas, falou sobre a mobilidade acadêmica, programa onde o aluno pode escolher a sua trajetória acadêmica. Cesar Borges salientou a importância dos diretores dos cursos oportunizarem aos alunos um tempo para a formação livre. O reitor anunciou a abertura de 20 bolsas para que alunos dos cursos de Veterinária e Agronomia trabalhem no Centro Agropecuário da Palma e dez bolsas, concedidas pelo Banco Santander, para intercâmbio internacional. Além disso, anunciou a negociação com o MEC para a construção, até o final do ano, de uma nova Casa dos Estudantes e de um restaurante.

O representante do coletivo “Coragem de Mudar”, Daniel Berbare, também estava presente e convidou os calouros a participarem dos Diretórios Acadêmicos e a construírem os diretórios dos novos cursos, proporcionando representação aos alunos.

Por fim, o reitor parabenizou a todos pelo ingresso na universidade e pediu a participação dos estudantes. “Participem da universidade, estudem muito, participem das atividades de pesquisa e extensão”, disse.

Logo após, aconteceu uma apresentação do Núcleo de Teatro que empolgou a platéia. Os calouros foram convidados a ir ao hall de entrada do teatro, onde confraternizaram.