Projeto “Mediação: Cidadania e acesso à Justiça” programa nova atividade

30 de Abril de 2009

jonas-rodeghiero_8793.JPGO Ministério da Justiça e a Secretaria da Reforma do Judicário, através da Coordenadoria do Pacificar, mediante o convênio da OSCIP HOCTEMPORE e a Universidade Federal de Pelotas, lançaram o Projeto “Mediação: Cidadania e Acesso à Justiça”. A mesa de abertura do evento ocorreu no dia 24 último, no auditório do prédio do Centro de Integração do Mercosul.

O módulo terá sequência no dia 7 de maio, às 17h, no mesmo local. Na oportunidade o doutor Gustavo Gazalle apresentará o painel “Direito de vizinhança e Direito de Propriedade”, e, às 19h15min, o reverendo Ramacés Hartwig falará sobre “Consumo e Violência”.

O ProjetoA sociedade passa por um momento em que são necessários diagnósticos: o sobrecarregamento do judiciário, os índices crescentes de violência urbana, a desestruturação da instituição familiar, são sintomas de abalo nos relacionamentos sociais. Por conta da parceria com a UFPel, que terá seu novo campus na região do Porto de Pelotas, mais especificamente no Bairro Balsa, as entidades aqui parceiras se dispuseram a conjugar esforços para execução de uma proposta social de intervenção positiva no local. Possibilitando o desenvolvimento e a inclusão destas comunidades vizinhas a universidade.

A proposta visa implantar um núcleo de Mediação e cinco núcleos de pré-mediação, com a finalidade de promover a paz social sem a necessidade de provocação do Judiciário, ou pelo menos diminuindo a judicialização das demandas. Nesse núcleo as pessoas decidirão, com o auxilio de um mediador e/ou facilitador, de forma não adversarial suas próprias contendas através de uma auto-composição. Como finalidades acessórias estão, inicialmente, a capacitação de atores sociais (estudantes, professores e líderes comunitários) e a geração de produção científica e cultural através de atividades de extensão junto à Universidade.

As atividades do projeto já estão em funcionamento. Após aprovação do projeto pelo Pacificar, realizou-se seleção de bolsistas através de edital público prevendo apresentação e análise de currículo bem como entrevistas. O próximo passo é capacitação dos atores sociais que participarão do projeto. As inscrições para o curso de qualificação podem ser feitas terças e quartas pela manhã das 9 às 11h e à tarde das 15 às 17h, no endereço General Neto n° 778, sala 502 ou pelo e-mail contato@hoctempore.org.br (Dados necessários: nome, entidade, contato e RG). As palestras são de livre participação, gratuitas e abertas à comunidade. O programa do curso estará disponível no site www.hoctempore.org.br.

Mais informações no telefone (53) 3305-5569 ou e-mail contato@hoctempore.org.br.