Professores da Zootecnia ministram curso no Paraná

12 de Fevereiro de 2009

Nos dias 27 e 28, os professores do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel(Faem) José Carlos da Silveira Osório e Maria Teresa Moreira Osório ministram a disciplina de Metodologia de Abate e Avaliação de Carcaças de Ovinos, para o curso de Pós-Graduação em Produção de Ovinos, em Guarapuava, no Paraná, a convite da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Tuiuti.
O curso se estende por 18 meses, com uma carga horária de 500 horas e é ministrado quinzenalmente, às sextas-feiras à noite e aos sábados durante o dia inteiro.
A disciplina oferece conhecimentos sobre a importância da qualidade na cadeia produtiva da carne e as figuras de proteção, diferenciando o que é qualidade da carcaça e da carne e suas implicações na cadeia produtiva e comercial para conseguir um produto de qualidade. Esclarece na compreensão a devida importância da morfologia (conformação) e suas implicações biológicas. Oferece conhecimentos das técnicas de avaliação in vivo, na carcaça e na carne e a necessidade do entendimento entre os segmentos da cadeia da carne para alcançar uma carne de qualidade e, informações sobre o aproveitamento da carne de ovelha velha e embutidos com carne ovina.
Os professores distribuirão matéria sobre os quatro temas abordados, que são A qualidade na cadeia produtiva e comercial da carne, Figuras de proteção; A morfologia, importância e suas implicações biológicas; Técnica e critérios na avaliação in vivo, da carcaça e da carne; e Aproveitamento da carne de ovelha velha e embutidos.