UFPel participa dos comitês Gestor e Técnico do Projeto Redecomep

30 de Janeiro de 2009

O projeto Redecomep (Rede Comunitária de Educação e Pesquisa) é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), sob a coordenação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e com financiamento da FINEP. O objetivo central é promover a implantação de redes de alta velocidade voltadas à integração das instituições de ensino e de pesquisa, através de uma infra-estrutura de comunicação de dados dedicada baseada em fibras óticas.

Após a conclusão das etapas iniciais do projeto, que consistiram na definição das instituições participantes (UFPel, IFSRG (Cefet), Embrapa e Prefeitura de Pelotas) e assinatura de documentos entre estas e o MCT/RNP, o projeto prosseguiu com uma reunião realizada no dia 28/01, que teve a participação de todas as instituições acima citadas. Nesta reunião, que por parte da UFPel contou com a presença do Vice-Reitor, Prof. Manoel Moraes e do Diretor do Centro de Informática (CI), João Ladislau Lopes, foram constituídos os comitês Gestor e Técnico do Projeto Redecomep. Estes Comitês estão formados por representantes das instituições participantes e terão a coordenação da UFPel.

Segundo o Diretor do CI, a implantação deste projeto trará significativa melhoria na infra-estrutura de comunicação de dados das instituições participantes. No que tange à UFPel, destaca que a infra-estrutura de fibra ótica a ser disponibilizada para interligação das unidades localizadas no Campus Pelotas proporcionará a estas uma melhoria na qualidade do acesso aos serviços de Internet e de Intranet praticados na UFPel. Também, serão fortemente favorecidos os serviços e as aplicações relacionadas com a educação a distância.

De acordo com João Ladislau Lopes, o próximo passo será a elaboração, por parte do Comitê Técnico, do projeto técnico da rede, o qual conterá as informações para que a RNP prepare o edital para a contratação dos serviços de projeto executivo e de construção da rede.

O Prof. Manoel Moraes reiterou, durante a reunião, o apoio da Administração Superior ao projeto, ressaltando sua relevância para a UFPel e demais instituições.