Mais um projeto enviado ao CNPq foi contemplado para o grupo de Astrofísica da UFPel. O projeto, que se insere nas comemorações do Ano Internacional da Astronomia (AIA2009), tem como objetivo principal ampliar, fortalecer e coordenar os esforços de divulgação da Astronomia e ciências correlatas de diferentes instituições, principalmente da região Sul, visando em especial à camada jovem da população.
O projeto é coordenado pela UFRGS, junto com a UFPel, Unipampa/Uruguaiana e UESC. A UFPel é representada no projeto pelas professoras Virgínia Mello Alves e Daniela Borges Pavani, do Departamento de Física do Instituto de Física e Matemática (IFM), que são, respectivamente, a coordenadora de nó-local e coordenadora regional dentro da rede de organização do AIA2009.
O Edital 63 do CNPq prevê apoio financeiro para projetos de divulgação científica na área de Astronomia, atendendo prioridade estratégica do Governo Federal de estimular a popularização da ciência e tecnologia e de promover a melhoria da educação científica e as comemorações do Ano Internacional da Astronomia.
AIA 2009
O Ano Internacional da Astronomia (http://www.astronomia2009.org.br/) comemora em 2009 os quatro séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. Trata-se de uma celebração global da Astronomia e suas contribuições para o conhecimento humano, iniciada pela União Astronômica Internacional (IAU) e Unesco (http://www.astronomy2009.org/). Será dada forte ênfase à educação, ao envolvimento do público e ao engajamento dos jovens na ciência, através de atividades locais, nacionais e globais.
A abertura oficial do AIA ocorrerá nos dias 15 e 16 de janeiro,
Mais especificamente, o projeto pretende promover o AIA2009, realizando exposições específicas para sua celebração, bem como criação de novos espaços e ambientes para o ensino e a divulgação da Astronomia, promoção da interação e a colaboração entre instituições responsáveis pela divulgação da Astronomia, realização de cursos de formação e capacitação para professores do ensino básico, produção de materiais multimídia de divulgação científica e de ensinos formal e não-formal, e promoção, nos meios de comunicação, do jornalismo científico.
Com os recursos destinados à UFPel serão organizados: exposição conjunta com as instituições participantes, sobre Galileu; cursos de Astronomia para professores que queiram inserir a Astronomia em suas aulas ou construir clubes de astronomia em suas escolas; oficinas para estudantes; ciclos de palestras para o público; observações astronômicas contando com o apoio do Observatório Educativo Itinerante (OEI/ UFRGS) e produção de material jornalístico-científico.
Esse projeto, essencialmente vinculado à extensão, complementa o projeto do Instituto Nacional Avançado de Astrofísica (Inava), no qual o grupo participa e que é mais dirigido à pesquisa e ao ensino da Astronomia.