Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

26ª edição das Tertúlias Musicais traz Trio de Canto e Piano de Florianópolis

30 de Setembro de 2008

tertulias.jpg

Nesta sexta-feira(3), às 19h, a 26ª edição do projeto “Tertúlias Musicais” tem como atração músicos convidados de Florianópolis, em recital de Trio de canto e piano.  O espetáculo será um momento de rara beleza para os apreciadores do bel canto, que serão agraciados com as vozes Rute Gleber (soprano), Schäffer Júnior (barítono) e da pianista pelotense radicada em Florianópolis, Maria Elizabeth Salles. A coordenação do projeto é do professor Marcelo MacedoCazarré.

Segundo Maria Elizabeth, o trabalho é fruto de seu encontro com Rute, no início de 2005, onde, além de relembrarem Pelotas, tinham em comum suas passagens no Conservatório – Rute como aluna, e Betty com seus 20  anos de trabalho como professora e diretora. Estabeleceu-se então uma amizade e o amor pela música. Betty foi convidada por Rute para ser co-repetidora no preparo do evento “Vozes da Primavera”, do Estúdio Vozes, do qual Rute era a coordenadora, e em 2007, surgiu a oportunidade junto com o Barítono Schäefer Junior de preparar um Recital com enfoque na gravação de um CD, que no momento está em seus detalhes finais.

“Este Recital em Pelotas é fruto desse trabalho desenvolvido no ano de 2007, e que foi todo idealizado no amor, em seus diversos significados – por este motivo, o nome “Canções de Amor”, que  abrange o amor pela terra natal, pela natureza, pelas flores na primavera, o amor paixão, etc.”, resume Maria Elizabeth.

Currículos

Maria Elizabeth Maurer de Salles é bacharel em Piano pela Universidade Federal de Santa Maria, com Especialização em Didática e Literatura Pianística pela Universidade Federal de Pelotas, e obteve o título de Mestre em Artes – Piano, na Universidade da Flórida, Estados Unidos.

Recebeu orientação de Geraldo Messiat e Sebastian Benda e participou de inúmeros cursos de atualização pianística com renomados mestres no Brasil, como Arnaldo Estrella, Homero Magalhães, Zuleika Rosa Guedes, Miguel Proença, Olinda Alessandrini, e nos Estados Unidos, com Willard Brask, David Kuschner, Boaz Sharon  e  Luiz Carlos de Moura Castro.

Sua trajetória artística inclui numerosos recitais como solista e camerista, tendo atuado como pianista acompanhadora de diversos cantores e instrumentistas de prestígio nacional em diversas cidades do Brasil. Nos Estados Unidos destacou-se como pianista assistente da classe de Ópera da dra. Elizabeth Grahann e do grupo vocal Men’s Glee Club, da Universidade da Flórida, recebendo Distinção Acadêmica por sua atuação nos anos de 1986 e 1987.

De 1982 a 2002, foi professora de piano e de disciplinas relacionadas à História da Música no Conservatório de Música da UFPel, tendo se destacado como pianista acompanhadora dos diversos cursos de instrumentos e canto, em recitais de conclusão do Curso Superior de Música, e de artistas como Rio Novello, Neyde Thomas, Alba Tonelli, Patrícia Endo, Madalena Aliverti entre outros.

Por diversas vezes, participou de bancas de Concursos, salientando-se o lº Concurso Ibero-Americano de piano em Havana, Cuba, em 1996; Concurso Sebastian Benda para canto e piano, em 1992 e 1997, em Santa Maria; II Concurso Nacional de Piano Milton de Lemos, em 2002, em Pelotas.

Por suas atividades como docente e pianista, recebeu em setembro de 1998, por ocasião das comemorações alusivas aos 80 anos do Conservatório de Música e aos 100 anos de nascimento do músico e professor Milton de Lemos, o troféu Milton de Lemos na categoria Docente/Performer, concedido pela Sociedade Amigos do Conservatório e pelo Conservatório de Música da UFPel.

Em 2004 mudou-se para Florianópolis, e em 2005 participou de dois eventos musicais: a convite da coordenadora artística do espetáculo Vozes da Primavera, o soprano Rute Gebler, atuou como co-repetidora na preparação da Nona Sinfonia de Beethoven, e, junto à Associação Coral de Florianópolis, atuou como pianista no Réquiem de Gabriel Fauré. No momento, participa da gravação do CD “Canções de Amor” com o soprano Rute Ferreira Gebler e o barítono Schaeffer Júnior.

 

Schäffer Junior figura entre os mais expressivos valores da arte vocal catarinense, estudou teoria musical e regência com Hélio Teixeira da Rosa. Iniciou estudo de piano com a professora Leila Mendonça Peagle, tendo continuado com a pianista Marilia Cardoso Green. Aperfeiçoou-se em canto com os professores Teresinha Simas Aguiar e Rute Gebler (Florianópolis), Marilia Siegl (São Paulo), Alexandre Trik (Rio de Janeiro), Neidy Thomas e Rio Novello (Curitiba).

 De 1993 a 1998, foi solista do Estúdio Vozes, nos espetáculos “Vozes da Primavera”, dirigido pelo soprano Rute Ferreira Gebler.

Em 2000, a convite de Paulo Abrão Wsper, diretor artístico do Festival Nacional de Canto Aldo Baldin, estreou oficialmente em ópera, La Traviata de Giuseppe Verdi e em 2002, Madame Butterfly de Giacomo Puccini. Desde 1998, tem realizado inúmeros concertos como solista da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA), sob a regência do Maestro Jose Nilo Valle.

Recentemente, a convite da maestrina Mércia Mafra Ferreira, participou como solista da Polyfhonica Koros, no Oratório The Crucifixion de John Steiner, em turnê estadual nos meses de setembro e outubro de 2007.

 

Rute Ferreira Gebler- Natural de Pelotas, está radicada em Florianópolis há mais de 30 anos. Cursou a Escola de Canto “Inah Emil Martensen” e o Conservatório de Música da UFPel. Participou com destaque de vários concursos, seminários e cursos de Canto. Foi regente da Associação Coral de Florianópolis, do Coral do Colégio Coração de Jesus e professora de Técnica e Expressão Vocal no Curso de Educação Artística  e Escola de Música do Ceart-Udesc. Cantando, já percorreu o estado de Santa Catarina, grande parte do Brasil e também Uruguai, Argentina, Alemanha e Nova Iorque. Em 1985, recebeu o título de Cidadã Honorária de Florianópolis, e, em 2000, o de Cidadã Catarinense. Em 2004, foi Samba-Enredo da Escola de Samba “Protegidos da Princesa”, com o enredo “Rute Gebler é princesa, as vozes são de todas as estações”  Em 2005, participou do documentário “Um Rei chamado Henrique”, no papel da cantora lírica Graziella Berzanzoni, numa produção da SET – Cinema e Televisão e RBS TV Florianópolis. Desde agosto de 1991, dirige e coordena um grupo de cantores que originou o Estúdio Vozes de Florianópolis, apresentando recitais, concertos, congressos e formaturas. Em 1995,  criou e foi solista dos espetáculos “Vozes da Primavera”, estabelecendo um novo tempo em Florianópolis, agregando a movimentação cênica e a dança à interpretação vocal, ao apresentar o Réquiem de Mozart, Carmina Burana de Carl Orff, encerrando este ciclo em 2005, com a 9ª Sinfonia de Beethoven. Atualmente, é coordenadora artística da Associação Estúdio Vozes, onde desenvolve um trabalho com vários grupos distintos, como os projetos, “Vozes Líricas”,”Musicais do Cinema”, “Música Brasileira e Internacional”, “Música Açoriana” e um projeto específico de trabalho voluntário denominado “Vozes da Harmonia”, que se dedica a apresentar-se em hospitais, asilos, casas de pessoas idosas ou doentes e em instituições que desenvolvam trabalhos também voluntários. É recitalista e, no momento, prepara dois CDs, um denominado “Canções de Amor”, em conjunto com o barítono Schaeffer Júnior e a pianista Elizabeth Salles, e outro com a pianista Maria Bernardete Castelan Povoas, “A Mulher e a Canção”.

           

           

Programa do Recital

Canções deAmor

Gonçalves Diase JoãoPortaro- Minha terra tempalmeiras

Pedro LopesMoreira- Primavera

MarcelloTupynambá- SinhazinhaQuerida (da opereta do mesmo nome)

Ernesto deCurtis-Nontiscordardi me

Ernesto deCurtis- Tivogliotantobene

EnricoToselli-Rimpianto(Serenata)

CarlBohm-Stillwiedienacht

Tschaikowsky- Ah!Quibrülad’amour

Lacalle- Amapola

VictorHerbert- O doce mistério davida

HeinzGeyer-Canção de Anita (da ópera Anita Garibaldi)

JulesMassenet-Promesse(da óperaLeRoide Lahore)

FranzLehár-Lippenschweigen(da operetaDielustigewitwe)

EmmerichKálmán-Tanzenmöchtich(da operetaDieCsardasfürstin)

Soprano

Rute FerreiraGebler

Barítono

SchäfferJúnior

Pianista

Maria ElizabethSalles

 

 

Seção: Notícias