UFPel equipa laboratório-piloto para desenvolvimento de vacinas víricas

22 de Agosto de 2008

fotos-pacheco-247.jpgO Laboratório de Virologia da Faculdade de Veterinária da UFPel está recebendo um conjunto de equipamentos, que além de melhorar a realização das atividades e projetos em andamento, constituem o passo inicial para a montagem de um laboratório-piloto para o desenvolvimento de vacinas víricas, sobretudo contra o herpes.

Entre os equipamentos recebidos, na ordem de R$ 100 mil, estão uma leitora automática de microplacas, destiladores de água, micropipetas de volumes variáveis, microcentrífuga refrigerada, microcentrífuga de bancada, sistema de captura de imagens (transluminador), espectofotômetro, termociclador, estufa de CO2, chocadeira para ovos automática, além de dois computadores completos e três monitores avulsos.

Segundo o reitor César Borges, os equipamentos representam um grande esforço da administração superior da Universidade junto aos organismos federais e, particularmente, junto à bancada gaúcha da Câmara Federal, mas essencialmente, resultam de projetos consistentes e bem elaborados pelos professores ligados à área de Virologia, que também ajudam na sua apresentação.

“Todo esse equipamento fortalecerá as atividades do Laboratório, na formação de recursos humanos nos diferentes níveis – iniciação científica, mestrado e doutorado, nas atividades de pesquisa e de extensão, onde se destaca a produção de vacinas”, observa o chefe do Laboratório de Virologia, professor Telmo Vidor.