UFPel recepciona calouros com evento festivo no Guarany

20 de Agosto de 2008

intervencao-teatral.jpgOs novos estudantes da UFPel, aprovados no último Vestibular de Inverno, foram recebidos com festa nesta terça-feira à noite, no teatro Guarany. Apresentações musicais e a intervenção teatral dos estudantes do curso de Teatro marcaram o evento, que contou com a presença do reitor Cesar Borges; do vice-reitor, Telmo Pagana Xavier; e dos pró-reitores de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação, Extensão e Cultura, Assuntos Estudantis e Comunitários, Gestão de Recursos Humanos, Infra-Estrutura, e Administrativo.
Ao abrir a solenidade de apresentação dos diversos setores da Universidade, o reitor Cesar Borges fez menção aos novos cursos, viabilizados pelo Reuni - Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - e enalteceu o esforço e dedicação dos aprovados. Segundo ele, cursos recentes como o de Teatro e de Cinema e Animação evidenciam a preocupação com a cultura da região e a abertura de novas áreas de formação.
O pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Vitor Hugo Manzke, expôs a estrutura de sua pasta e conclamou os jovens compartilhar com a sociedade o conhecimento gerado na Universidade.
Em seu pronunciamento, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Manoel Maia, afirmou que todas as áreas de ensino da UFPel têm seus programas de pós-graduação estruturados e em permanente qualificação e conclamou os estudantes a interagirem com os professores e a participarem de congressos e seminários. “Procurem a competência, mas se integrem de corpo e alma na vivência”, observou, lembrando que é a participação nas atividades de pesquisa e iniciação científica que constrói um bom currículo.
De sua parte, a pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Carmen Nascimento, fez um relato sobre os programas de assistência aos estudantes (saúde e moradia) e as formas de acesso às bolsas de alimentação e transporte.
Na seqüência, o acadêmico do 5º semestre de Administração, Ernesto Munhoz, fez uma apresentação do Desafio Pré-Vestibular, projeto de extensão conduzido por estudantes da UFPel sob a supervisão de professores e que, em seus 15 anos de existência, já aprovou cerca de mil estudantes carentes. Somente no último processo seletivo de inverno, o curso teve 39 vestibulandos aprovados em primeira chamada.
No mesmo clima festivo, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) fez um relato de suas atividades e aproveitou para anunciar a Calourada do DCE, evento que inicia nesta quarta-feira e se estende até sábado, com palestras e debates e uma movimentada programação artística e cultural.