Especialista em nutrição, o professor doutor Pedro de Lira, da Universidade Federal de Pernambuco, palestrou na tarde de terça-feira(19), como convidado da disciplina de Desnutrição e Obesidade - Aspectos Clínicos e Populacionais, da professora Denise Gigante, do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel, cuja comunidade se fez presente.
A palestra abordou a questão dos micronutrientes, assunto no qual o professor destina seus estudos e trabalho junto ao Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco.
Durante sua explanação, Lira apontou a importância da nutrição materna (déficit e excesso) na formação e manutenção de uma vida saudável do bebê e da mãe. “O modo de vida da mãe durante a gestação está diretamente ligado à vida intra-uterina e irá acompanhar esse indivíduo por toda vida”, observou o professor.
Entre as ações de saúde pública destacadas para a manutenção da qualidade de vida estão o aleitamento materno, no mínimo até os seis meses, e a suplementação alimentar, que contribuem favoravelmente para suprir deficiências de ferro, iodo e vitaminas A e B, explicou Lira que também pesquisa doenças da vida adulta, como anemia, glicemia e colesterol.
Em um estudo à parte, mas ainda ligado à nutrição e hábitos de vida, Pedro Lira dedica-se junto ao seu grupo de pesquisas na investigação com a população tocantineira do estado do Maranhão da doença “Beribéri”, muito comum no Brasil durante o ciclo da borracha. A doença, que surge a partir da deficiência de vitamina B1, excesso de trabalho ou ainda pelo uso abusivo do álcool, pode deixar o doente sem os movimentos das pernas, com dificuldades para caminhar ou causar problemas cardíacos graves. O professor encerrou o seminário deixando seu vasto conhecimento aos pesquisadores e professores da UFPel.
Professor da UFPE participa de Seminário na UFPel
20 de Agosto de 2008
Seção: Notícias