Cerca de vinte estagiários do curso de Geografia da UFPel, que participam de pesquisa coordenada pelo Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (Leur), retomaram as entrevistas na Zona Norte do Centro de Pelotas. Segundo o coordenador da pesquisa, professor Sidney Gonçalves Vieira, a equipe do Leur está na fase final de levantamento de dados na investigação sobre a produção de uma nova centralidade em Pelotas. O estudo, na etapa atual, tem por objetivo caracterizar os estabelecimentos comerciais existentes na área estudada, a fim de estabelecer a capacidade do comércio local em atrair consumidores. Diversas informações sobre cada um dos estabelecimentos levarão a uma conclusão mais generalizada sobre as atividades de comércio naquela área.
A metodologia da pesquisa consiste em estabelecer um “ranking” dos estabelecimentos existentes mostrando a posição relativa de cada um em relação aos critérios comparativos adotados. Assim, são buscadas informações com relação aos produtos comercializados, marcas, forma de exposição, forma de venda, qualidade do atendimento, entre outras.
Também serão analisados aspectos da modernidade dos estabelecimentos e da adequação às novas formas do comércio e de atração de consumidores. O tamanho dos estabelecimentos, o tempo de existência na área e sua apresentação são aspectos que ajudarão a compor os parâmetros capazes de dimensionar a capacidade do comércio da área em gerar atração e produzir uma nova centralidade.
A maior parte do instrumento de pesquisa, ou questionário, aplicado pelos estagiários pode ser realizada apenas pela observação e pontuação dos itens investigados. No entanto, algumas informações dependem de uma pequena entrevista feita com os comerciantes, a fim de evitar erros nas informações. Nesse sentido, o professor Sidney solicita a colaboração dos entrevistados para que facilitem o trabalho da pesquisa. Nenhum dos dados coletados será divulgado de forma a individualizar ou identificar os comerciantes ou os estabelecimentos, servirão apenas para a contabilidade das variáveis investigadas. Na verdade, os resultados da pesquisa poderão ser utilizados por todos a fim de que possam estabelecer metas e estratégias de gerenciamento e de atuação mercadológica com vistas a melhoria do desempenho de cada estabelecimento.
Todos os estagiários atuam no projeto de forma voluntária e o Leur não conta com nenhum tipo de patrocínio para a realização da pesquisa. Os estagiários se apresentarão aos entrevistados portando um crachá de identidade como uma credencial fornecida pelo Leur.
A previsão do coordenador é de que no próximo ano sejam apresentadas as conclusões da pesquisa que deverão ser capazes de apontar a capacidade de atração do comércio na Zona Norte do Centro, a adequação desse comércio às modernas formas de apresentação dos estabelecimentos e dos produtos bem como ao gerenciamento do estabelecimento. Em um nível mais abrangente a pesquisa mostrará a tipologia do comércio existente e serviços na área estudada, a inserção da área no contexto da cidade e será capaz de orientar políticas públicas e ações privadas com vistas a um planejamento mais adequado para a área.
Geografia retoma pesquisa na zona norte do centro
20 de Agosto de 2008
Seção: Notícias