Alunos da UFPel estudarão em Portugal patrocinados pelo Santander

19 de Agosto de 2008

A partir deste mês, dez alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e dez alunos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) embarcam para Portugal para estudar durante um semestre, patrocinados pelo Santander Universidades. Eles fazem parte do grupo de 175 universitários brasileiros selecionados pelo Convênio Luso-Brasileiro, programa de mobilidade internacional do Banco, que visa incentivar estudantes de graduação a aprofundar seus conhecimentos acadêmicos e vivenciar outras práticas culturais, além de estimular a cooperação entre Brasil e Portugal. Em contrapartida, 162 alunos portugueses virão estudar em universidades brasileiras pelo mesmo período.
“Vivemos num mundo em que a interdependência dos países é cada vez maior. Portanto, este programa é adequado ao momento em que vivemos e à formação dos jovens no âmbito internacional”, afirma Fabio Barbosa, presidente do Grupo Santander Brasil.
Os alunos foram selecionados pelas próprias universidades e freqüentarão as disciplinas escolhidas por eles, de acordo com seu interesse acadêmico. Luiza Dias Flores, 19 anos, está no 6º semestre do curso de Ciências Sociais na UFRGS e estudará no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - ISCTE.
“Pessoalmente, a experiência tem tudo para ser a melhor. Tenho 19 anos e nunca tinha pensado em ir para Europa passar seis meses. Além disso, já conheço artigos de alguns professores da ISCTE e estou ansiosa para conhecê-los pessoalmente. Por esta oportunidade, só me resta agradecer”, completa Luiza.
Para Guilherme Ribeiro Corrêa, estudante do 8º semestre de Ciência da Computação na UFPEL, a bolsa é uma grande oportunidade de crescer profissionalmente: “A expectativa de estabelecer novos contatos profissionais é muito grande. O intercâmbio por si só será um grande avanço no meu currículo, mas também acredito que o período em Coimbra possa abrir ainda mais portas para a realização de um curso de pós-graduação em Portugal nos próximos anos”, detalha Guilherme, que cursará Engenharia Electrotécnica e de Computadores, na Universidade de Coimbra.
Investimento no futuro
Este é o segundo ano que o Santander realiza o Convênio Luso-Brasileiro. No ano passado, outros 175 universitários brasileiros estudaram em Portugal e 160 portugueses no Brasil. Participam do intercâmbio mais de 30 universidades brasileiras e portuguesas.
De acordo com Jamil Hannouche, vice-presidente do Santander Universidades, o programa está alinhado com a missão do Banco no Brasil e no mundo. “Nosso objetivo é investir no futuro das comunidades nas quais estamos presentes, por meio da educação superior”, afirma.
O Santander Universidades é uma Divisão Global do Grupo Santander que abrange convênios com 700 universidades no mundo, envolvendo 10 milhões de estudantes e 900 mil professores. No Brasil, mantém parceria com mais de 260 instituições de ensino superior, que representam 1,6 milhão de estudantes e professores.