UFPel recebe microscópio eletrônico de varredura

18 de Agosto de 2008

micro-varre.JPGA UFPel acaba de receber um Microscópio Eletrônico de Varredura marca Shimadzu, modelo SSX550, equipado com EDS e baixo vácuo. O equipamento foi adquirido por intermédio do projeto Melhoria de Infra-estrutura Laboratorial em Nanotecnologia, protocolado junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia/CNPq e que tem como proponente o professor Neftali L.V. Carreño, do Instituto de Química e Geociências (IQG), juntamente com vários pesquisadores das áreas de química, odontologia e física, e de instituições e empresas da região. O projeto obteve financiamento de R$ 335 mil.
Para a instalação do equipamento, que é o primeiro aparelho com estas características na região, são aguardadas as obras da Central de Microscopia da UFPel, que será sediada ao lado da Faculdade de Odontologia. A nova unidade atenderá a potencial demanda de 83% dos programas de pós-graduação em que a Microscopia Eletrônica de Varredura poderá ser utilizada em pesquisas e inovação.
Entre as possíveis aplicações da microscopia eletrônica de varredura podem ser citadas a caracterização de materiais nanoestruturados, semicondutores, de estruturas biológicas (insetos, plantas, dentes, ossos), pesquisas de oceanologia, geologia, arqueologia, dermatologia, biotecnologia, biologia, agronomia, veterinária, engenharias, entre outras várias aplicações.
Procedente do Japão, o equipamento, com peso de 1,5 tonelada, exigiu uma grande mobilização, com o fechamento da rua Gonçalves Chaves por aproximadamente 40 minutos.