UFPel debate acessibilidade e inclusão

14 de Agosto de 2008

ufpel-1.JPGA acessibilidade e a inclusão de portadores de necessidades especiais estão em debate na UFPel, durante o I Seminário Interno sobre os temas, realizado desde a tarde desta quinta-feira(14) até o começo da noite da sexta-feira, no auditório do Campus das Ciências Sociais da Universidade, na rua Alberto Rosa, 154. Durante os dois dias, estão sendo discutidos assuntos como as políticas de inclusão nas universidades e sendo apresentados projetos e experiências na área.
A coordenadora geral de articulação de políticas de inclusão da Secretaria Especial do MEC, Martinha dos Santos, que participou de mesa-redonda no primeiro dia de evento, avalia que os índices de acessibilidade e inclusão nas instituições públicas de ensino superior do país ainda são muito baixos. “Oficialmente a presença de portadores de necessidades especiais não chega a um por cento, mas não temos como saber exatamente, pois no momento da matrícula o aluno não é questionado se possui alguma necessidade especial”, observou. Ela diz que, com o projeto Incluir do Governo Federal, será possível ter um cenário mais preciso.
Martinha dos Santos ressalta que a partir da publicação pelo MEC, em janeiro deste ano, da nova política para o assunto, pela primeira vez, desde 1994, o ensino superior está sendo contemplado com uma atenção nesta área. “A Universidade tem de permitir o acesso à participação e à aprendizagem plena aos portadores de deficiências. Isto deve ocorrer não somente no ensino superior, mas em todos os níveis”, preconizou.
O vice-reitor da UFPel, professor Telmo Pagana Xavier, que representou o reitor Cesar Borges na abertura do evento, afirmou que a Universidade, dentro de suas possibilidades, tem tentado melhorar a acessibilidade. Ressaltou a importância dos debates em torno de como tratar com as diferenças. “Todos devem ter acesso ao ensino e à Universidade”, frisou.
O Seminário, que reúne representantes de todas as unidades administrativas e acadêmicas da UFPel, é uma promoção da Pró-Reitoria de Graduação, com a coordenação do professor Elton Vergara. O evento prossegue nesta sexta-feira, pela manhã e tarde, com destaque para a inauguração da sede do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, às 10h, no Campus das Ciências Sociais. A programação prevê palestras, debates, comunicações, discussões em grupos temáticos e elaboração de documento com conclusões do Seminário.