Recital de Flauta e Piano no Conservatório de Música

14 de Agosto de 2008

flauta.BMPNa próxima quarta-feira(20), às 19h30min, o Conservatório de Música da UFPel tem como atração um duo de Flauta Transversal e Piano, formado pelos músicos Thales Silva (flauta) e Yuri Pingo (piano). O repertório é formado por obras de Telemann, Boza, Mozart e Prokofiev. Integram o programa obras escritas para flauta solo, para formação de solista e orquestra (concerto de Mozart) e obras escritas para duo de piano e flauta.
O concerto será no auditório Milton de Lemos do Conservatório de Música e terá entrada franca.
Thales Silva
Obteve o título de bacharel em música com especialização em flauta transversal sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Beatriz Castro. Já participou de diversos festivais de música, entre eles vários Cursos Internacionais de Verão produzidos pela Escola de Música de Brasília, I Festival Internacional de Inverno de Brasília, Festivais da Associação Brasileira de Flautistas (Abraf), entre outros.
Participou de Master-Classes com vários flautistas de renome internacional, tais como: Anders-Ljungar Chapelon (Suécia), Marcelo Barboza, Sérgio Barrenechea, Cláudio Barile (Argentina), Felix Renggli (Suíça), Gerard Bourgogne (França), Maurício Freire, Lucas Robatto, Raul d´Avila, Robert Stallman (EUA), Philippa Davies (Inglaterra), Michel Bellavance (Suíça).
Entre suas apresentações como solista, dentro e fora de Brasília, se destaca o recital no Teatro Amazonas, na cidade de Manaus, em novembro de 2005.
Thales reside em Porto Alegre desde fevereiro de 2007, onde tem participado de grupos de choro (Oficina de choro do projeto Santander Cultural), junto ao prof. Luís Machado, se apresentando em diversos locais da cidade, com destaque para a Casa de Cultura Mário Quintana (Projeto Seresta na Casa) e Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs).
Trabalhou como monitor de flauta transversal no curso de extensão da UFRGS junto ao prof. dr. Leonardo Winter, no período letivo 2007/1 e tem atuado junto a compositores contemporâneos brasileiros, na divulgação de suas peças. Destaque para a estréia mundial da peça “Matizes” para flauta e conjunto de câmara, de Rodrigo Lima, no Encontro do ano de 2005 da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música) em Brasília-DF.
Durante o ano letivo de 2007 compôs o quadro de professores da UFPel, como Professor Substituto de Flauta Transversal. Atualmente, é aluno do Programa de Pós Graduação em Música da UFRGS, cursando o mestrado em música, na área de Práticas Interpretativas, sob orientação do prof. dr. Leonardo Winter.

Yuri Pingo
É Bacharel em Musica pela Universidade Estadual Paulista, sendo aluno da classe do pianista Andre Rangel. Enquanto aluno da Unesp, foi bolsista concursado para trabalhar como co-repetidor da classe dos alunos de canto. Em 2002, foi contratado pelo Mozarteum para trabalhar como pianista acompanhador na classe de fagote no masterclass oferecido pelos músicos da Filarmônica de Berlim. Detentor de vários primeiros prêmios em concursos, dentre os quais destacam-se: 1º lugar no Concurso Nacional de Piano Artlivre (Prova Tributo-2004), 1º lugar no Concurso Nacional de Piano Artlivre-2001, 1º lugar no Concurso Paulo Bosisio (pianista camerista), dentre outros.
Participou de diversos masterclasses com importantes nomes do cenário musical, como Yara Bernette, Dayse de Lucca, Gilberto Tinetti, Flávio Augusto e Sérgio Monteiro.
Tem sido assíduo em recitais de música de câmara, por todo o país, dos quais se destacam duo com os barítonos Francisco Campos e Michel de Souza, com o pianista Marcos Aragoni, o celista André Micheletti, a celista Mariana Amaral e o violinista Marcos Lazari. Também teve o prazer de dividir o palco com os formadores do Trio Imagens, Cecília Guida (violino) e Henrique Muller (viola). Trabalhou como pianista na classe dos professores de canto Leila Farah, Benito Maresca e Francisco Campos e já teve a oportunidade de colaborar com músicos do porte de Elisa Fukuda, Vera Astrachan e Flavio Augusto.
É freqüentemente chamado para ministrar aulas e se apresentar em festivais de música, tais como “Festival Música nas Montanhas - Poços de Caldas”, como pianista oficial da classe de canto lírico, e também como professor assistente de piano, e “Festival de Música de São Caetano do Sul”. Desde 1999, é aluno da conceituada professora Marisa Lacorte, atualmente trabalhando como seu assistente na formação de jovens talentos.
Em julho de 2008, foi convidado para representar o Brasil, como assistente e aluno, do IV Encontro de Jovens Pianistas do Mercosul, realizado em Buenos Aires, Argentina.
Hoje é professor de piano e música de câmara da Universidade Estadual de Maringá (UEM), além de ingressar para o mestrado na classe do professor doutor Ney Fialkow, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), como bolsista da CNPQ.