Cerimônia marca mudança da Reitoria para o Porto

8 de Agosto de 2008

dscf1580.jpg A partir da terça-feira(12), até o dia 28 de agosto, a Reitoria da UFPel será transferida gradual e totalmente do campus Capão do Leão para o campus Porto, na área que pertenceu ao antigo Frigorífico Anglo. Cerimônia realizada na tarde desta sexta-feira(8), dia em que a UFPel completou 39 anos de existência, nas novas instalações situadas às margens do canal São Gonçalo, marcou o começo da mudança e se inseriu nas atividades comemorativas ao aniversário da Instituição. A inauguração oficial das novas instalações está prevista para outubro ou novembro, com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad. O secretário municipal de Governo, Abel Dourado, representou o prefeito Fetter Júnior no ato.

Após fazer a leitura de um texto de autoria do professor Mozart Victor Russomano, que abordou aspectos históricos e culturais da região, do novo local onde se insere agora a Universidade e da própria UFPel, o reitor Cesar Borges, ao falar para os servidores da Reitoria, professores, diretores de unidades e membros da administração central presentes ao ato, como o vice-reitor Telmo Pagana Xavier, pró-reitores e assessores, referiu-se à emoção de ver um trabalho realizado. “É possível fazer muito em pouco tempo”, assinalou. Ele lembrou os apoios do Poder Judiciário, na negociação com o governo federal na aquisição da área, e da Fundação Simon Bolívar e agradeceu aos ministros da Educação que liberaram recursos para a obra, Tarso Genro e Fernando Haddad.

Em seu discurso, o reitor referiu-se às unidades acadêmicas que serão transferidas para o novo campus, num prazo de um ano, que são os cursos de Letras, Nutrição, Administração, Economia e Museologia, mais o Centro de Informática e a Rádio Federal FM. A primeira unidade a ser transferida será a Faculdade de Letras.

“A transferência que agora começa é apenas mais um elemento que se soma à extensa lista de realizações concretas da atual gestão. Ele passa a fazer parte do conjunto de obras formado pelo Centro de Pesquisa em Saúde Dr. Amilcar Gigante, pelo Casarão que abriga o Curso de Turismo, pelo Lyceu Rio-Grandense, pela instalação do Centro de Educação a Distância, pelos novos laboratórios na Palma, pelo novo espaço do Pré-Vestibular Desafio e por mais de 60 pequenas obras em andamento e espalhadas em todos os campi”, disse Borges. Lembrou ainda as novas construções que estão sendo erguidas no campus Capão do Leão. Em meio à sua fala, o reitor anunciou a realização do curso de especialização em Educação a distância, atividade para a qual já foram destinados R$ 2 milhões.

Ao fim do discurso, agradeceu ao apoio de todos da comunidade universitária, das Fundações de Apoio Universitária(FAU), Delfim Mendes Silveira e Simon Bolívar e do MEC, pelos recursos liberados. O vice-reitor da UFPel e o professor Sydney Castagno descerraram placa comemorativa à instalação da Reitoria no local. Os pró-reitores receberam das mãos do reitor quadro com a Missão Institucional e Visão da UFPel. Foram homenageados ainda com placas o arquiteto responsável pelo projeto do novo campus, Rodrigo Porres, e um dos operários que trabalham na obra, Etelvino Luís, em reconhecimento e agradecimento a todos que lá atuam.

Após a cerimônia, ocorreu visitação às instalações, exibição de vídeo sobre o empreendimento e coquetel de confraternização.