Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

“Trilhas do Cinema” estréia na Federal FM

25 de Junho de 2008

Estréia nesta quarta-feira(25), na rádio Federal FM, o programa Trilhas do Cinema – os achados e os perdidos da sétima arte. Como o próprio nome indica, o programa será um espaço de debate sobre o cinema, e pretende ser palco de conversas sobre sua história, estilos, diretores e obras principais. Além disso, o Trilhas terá foco permanente na legislação e nas políticas culturais, principalmente sobre os mecanismos de incentivo fiscal.

O programa nasceu da paixão de um grupo de alunos pelo cinema, que enxergaram no rádio a melhor ferramenta para disseminar o interesse pela sétima arte, bem como para divulgar as produções locais. “A idéia de um programa radiofônico sobre Cinema nasceu no curso de Comunicação Social da Católica, sob orientação do professor Michal Kerr, e depois foi aprimorado para focalizar sempre as questões das políticas culturais e das leis de incentivo à Cultura, que são objeto do meu TCC do Direito”, explica Bruno Leites, acadêmico de Jornalismo na UCPel e de Direito na UFPel.

Cada edição do programa terá um tema diferente e, sempre que possível, haverá um especialista para conversar sobre o assunto. No programa n° 1, que vai ao ar nesta quarta, o tema foi o diretor Stanley Kubrick e o convidado foi o professor de Cinema da UCPel, Michael Kerr. Os programas seguintes serão sobre o diretor Danny Boyle, também com Michal Kerr; o início da linguagem cinematográfica, com Valter Sobreiro Júnior; e a digitalidade audiovisual, com Guilherme Rosa.

Além de Bruno Leites, a apresentação contará com Max Cirne, acadêmico de Comunicação Social e dono do blog de críticas cinematográficas blogcinemax.blogspot.com. A orientação é do prof. Cláuber Santos, da Faculdade de Direito. Na produção, a acadêmica de jornalismo Juliana Recart, e a edição fica por conta do operador do laboratório de rádio da UCPel, Fábio Corrêa.

Todos os meses será divulgada a pauta do Trilhas do Cinema no blogdotrilhas.blogspot.com, onde os ouvintes poderão fazer o download das edições, ouvir os quadros “Qual é a sua Trilha?” e “Legislação e políticas culturais” em podcast, e postar críticas e sugestões. O programa vai ao ar quartas e sábados (reprise), sempre às 18h, na Federal FM.

 

 

 

 

 

 

 

Seção: Notícias