A arte de ensinar e a arte de aprender é tema de concurso literário

26 de Maio de 2008

A Fundação Logosófica em Prol da Superação Humana, entidade com finalidades educativas e culturais está promovendo um concurso literário com abrangência nacional sobre o tema: A arte de ensinar e a arte de aprender.

O trabalho deverá ser redigido com base no estudo de bibliografia recomendada, sendo que poderão participar do concurso: brasileiros natos, naturalizados e estrangeiros radicados no Brasil há mais de cinco anos até a data-limite para o envio do trabalho, que estejam inseridos em uma das categorias:

universitário – aluno do curso de graduação ou pós-graduação (Lato Sensu ou Stricto Sensu), regularmente matriculado em instituição de ensino de nível superior presente no território brasileiro;

educador – profissional da educação, atuando em educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, curso técnico ou profissionalizante ou ensino superior.

A inscrição e entrega do trabalho serão feitas por via postal até o dia 30 de junho de 2008. Os prêmios serão de R$ 10.000,00 para o 1º classificado, de R$ 5.000,00 para o segundo e de R$ 2.000,00 para o terceiro classificado.Mais informações, bem como o regulamento na íntegra podem ser obtidos no site oficial do concurso: www.logosofia.org.br/concurso, ou ainda com os professores Ana Lúcia Chaves (Departamento de Bioquímica – IQG – UFPEL – alschaves@yahoo.com.br) e Jerri Zanusso (Departamento de Zootecnia – FAEM – UFPEL – jerri.zanusso@ufpel.edu.br).

“Entre a arte de ensinar e a arte de aprender existe uma grande diferença, não obstante acharem-se ambas intimamente vinculadas. Em geral, quem começa a aprender o faz sem saber por quê; pensa que é por necessidade, por uma exigência de seu temperamento, por um desejo ou por muitas outras coisas, às quais costuma atribuir esse por quê. Mas quando já começa a vincular-se àquilo que aprende, vai despertando nele o interesse e, ao mesmo tempo, se reanimam as fibras adormecidas da alma, que começa a buscar, chamando ao estudo, os estímulos que irão criar a capacidade de aprender…” (- Carlos Bernardo Gonzáles Pecotche).