Faem sedia curso de auditores do sistema nacional de armazenagem de grãos

12 de Maio de 2008

Com a participação de 32 profissionais de vários estados brasileiros e com ministrantes da UFPel, Conab, Inmetro, UFRGS, UFSM e Embrapa, será realizado a partir desta terça-feira(13), estendendo-se até o dia 21, o curso “Formação de Auditores Técnicos do Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras de Grãos”, direcionado a engenheiros agrônomos e engenheiros agrícolas. O evento tem por local o Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial(DCTA) da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem/UFPel), no campus Capão do Leão. A solenidade de abertura está programada para as 8h20min.

O Laboratório de Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Grãos, além das atividades acadêmicas e de pesquisa, ministra cursos de atualização tecnológica e qualificação para profissionais que atuam em atividades de pós-colheita de grãos, especialmente vinculadas a secagem e armazenamento.

“Com os novos dispositivos legais, aumentaram o interesse e a necessidade de qualificação dos profissionais, principalmente em função da nova sistemática de certificação de unidades armazenadoras. O estabelecimento de procedimentos visando modernizar as atividades de guarda e conservação de produtos agropecuários tem sido um dos principais anseios reivindicados pelos segmentos que se relacionam com os prestadores de serviços de armazenagem”, explica o professor Moacir Cardoso Elias, do DCTA/Faem. Segundo ele, o estabelecimento de regras para construção, instalação e funcionamento de estruturas de armazenamento, juntamente com a criação de normas para licenciamento de tais estruturas ou mesmo a idealização de um sistema de certificação são alguns dos procedimentos que podem contribuir para a modernização do setor de armazenamento no país. Para isso, há necessidade de qualificação de pessoal especializado na área técnica.

O Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras, foi criado com base no Sistema Brasileiro de Certificação instituído pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), que possui regras próprias e procedimentos gerenciais. Conforme a legislação, o Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras será desenvolvido de acordo com as regras e os procedimentos do Sistema Brasileiro de Certificação, devendo dispor sobre as condições e a documentação exigíveis dos interessados.

O trabalho de Certificação de Unidades Armazenadoras será executado por um Organismo Certificador de Produto (OCP) devidamente credenciado pelo Inmetro. Os OCPs terão que ter em seus quadros auditores capacitados especialmente para proceder a análise de conformidade das unidades armazenadoras. É da Conab a coordenação do Comitê Técnico Consultivo, formado por 10 representantes de diferentes segmentos do setor no país. Para ministrar o curso, foram credenciados o Centro Nacional de Treinamento em Armazenagem (Centreinar), da Universidade Federal de Viçosa (UFV); e o Laboratório de Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Grãos (Labgrãos) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).