Com a participação de 32 profissionais de vários estados brasileiros e com ministrantes da UFPel, Conab, Inmetro, UFRGS, UFSM e Embrapa, será realizado a partir desta terça-feira(13), estendendo-se até o dia 21, o curso “Formação de Auditores Técnicos do Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras de Grãos”, direcionado a engenheiros agrônomos e engenheiros agrícolas. O evento tem por local o Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial(DCTA) da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem/UFPel), no campus Capão do Leão. A solenidade de abertura está programada para as 8h20min.
“Com os novos dispositivos legais, aumentaram o interesse e a necessidade de qualificação dos profissionais, principalmente em função da nova sistemática de certificação de unidades armazenadoras. O estabelecimento de procedimentos visando modernizar as atividades de guarda e conservação de produtos agropecuários tem sido um dos principais anseios reivindicados pelos segmentos que se relacionam com os prestadores de serviços de armazenagem”, explica o professor Moacir Cardoso Elias, do DCTA/Faem. Segundo ele, o estabelecimento de regras para construção, instalação e funcionamento de estruturas de armazenamento, juntamente com a criação de normas para licenciamento de tais estruturas ou mesmo a idealização de um sistema de certificação são alguns dos procedimentos que podem contribuir para a modernização do setor de armazenamento no país. Para isso, há necessidade de qualificação de pessoal especializado na área técnica.
O Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras, foi criado com base no Sistema Brasileiro de Certificação instituído pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), que possui regras próprias e procedimentos gerenciais. Conforme a legislação, o Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras será desenvolvido de acordo com as regras e os procedimentos do Sistema Brasileiro de Certificação, devendo dispor sobre as condições e a documentação exigíveis dos interessados.