Começa nesta segunda I Fórum Latino-Americano de Educação Patrimonial

12 de Maio de 2008

Nesta segunda-feira(12), começa no auditório do ICH o I Fórum Latino-Americano de Educação Patrimonial: Arqueologia, Museus e Responsabilidade Social. É uma realização do Laboratório de Antropologia e Arqueologia (Lepaarq/ICH/UFPel), do curso de Turismo da UFPel e da ONG Instituto de Memória e Patrimônio (IMP), tendo como patrocinador master a Caixa Econômica Federal, além do patrocínio da Votorantim Celulose e Papel e de uma ampla rede de apoios locais. O evento se realiza em paralelo ao II Seminário Internacional de Turismo e Arqueologia e I Encontro Nacional de Turismo e Patrimônio Cultural, coordenado pela professora Urânia Pereira Sperling.

O evento despertou interesse de uma ampla gama de profissionais e estudantes do país e de países vizinhos, totalizando até o momento mais de 400 inscritos, tendo como traço a multidisciplinaridade, podendo-se destacar, entre outras, as áreas de arqueologia, história, antropologia, museologia, turismo, artes, arquitetura, musicologia, geografia, conservação e restauro.

A programação do encontro, que inclui conferências temáticas, mini-cursos, mesas-redondas e comunicações, além de atividades paralelas de caráter lúdico e cultural, pode ser conferida no site do evento www.ufpel.edu.br/ich/fep. Na página, pode ser acessado o caderno de resumos, com a programação completa.

As conferências abrangerão a educação patrimonial sob enfoques variados: museu, turismo, arqueologia e escola. Os mini-cursos possuirão, sobretudo, caráter prático, indicando possibilidades metodológicas em educação patrimonial, além de aprofundarem reflexões teóricas sobre o tema. O evento se estenderá até o dia 16, nas dependências do ICH.

As informações são do professor Fábio Vergara Cerqueira, coordenador do I Forum Latino-Americano de Educação Patrimonial e diretor do Instituto de Ciências Humanas da UFPel.