28ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa em Aveia começa nesta terça(1) na Faem

31 de Março de 2008

Tem início nesta terça-feira(1º), no auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a 28ª edição da Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia (RCBPA). O encontro coordenado pelo Centro de Genômica e Fitomelhoramento da UFPel é o principal evento sobre essa cultura e abordará diferentes aspectos, como melhoramento genético e biotecnologia, genética quantitativa, citogenética e recursos genéticos, fisiologia e manejo, fitopatologia e entomologia, qualidade de grãos, produção de forragem, duplo propósito e cobertura de solo.

A programação, que se estende até quarta-feira, prevê, além de mesas-redondas e palestras com a participação de pesquisadores de renome nacional e internacional, a apresentação de trabalhos técnico-científicos na forma oral e de pôsteres, tanto por pesquisadores como estudantes de pós-graduação e graduação, que concorrerão ao prêmio Jovem Pesquisador em Aveia, a ser conferido aos dois melhores trabalhos nas duas modalidades. Informações mais detalhadas estão disponíveis no endereço www.ufpel.edu.br/faem/fitotecnia/fitomelhoramento .

O Centro de Genômica e Fitomelhoramento da Faem/UFPel foi criado em 1987 visando integrar as equipes de pesquisa, ensino e extensão ligados a Biotecnologia Vegetal na sua atuação para o fortalecimento da economia e do desenvolvimento do estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa redundou na criação de laboratórios de cultura de tecidos e de técnicas moleculares combinada ao estabelecimento de uma rede de cooperação técnica, realizando encontros técnicos e programas de apoio em bloco a projetos, além de fomento pelo programa RHAE-CNPq à formação de recursos humanos. Atualmente, participam do Centro representantes de quinze instituições: UFPel, UFRGS, UFSM, Embrapa, UPF, UCS, PUC-RS, URI, UCPel, Urcamp, Unisinos, Irga, Fepagro, Klabin Riocell e FZB.