Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

28ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa em Aveia começa nesta terça(1) na Faem

31 de Março de 2008

Tem início nesta terça-feira(1º), no auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a 28ª edição da Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia (RCBPA). O encontro coordenado pelo Centro de Genômica e Fitomelhoramento da UFPel é o principal evento sobre essa cultura e abordará diferentes aspectos, como melhoramento genético e biotecnologia, genética quantitativa, citogenética e recursos genéticos, fisiologia e manejo, fitopatologia e entomologia, qualidade de grãos, produção de forragem, duplo propósito e cobertura de solo.

A programação, que se estende até quarta-feira, prevê, além de mesas-redondas e palestras com a participação de pesquisadores de renome nacional e internacional, a apresentação de trabalhos técnico-científicos na forma oral e de pôsteres, tanto por pesquisadores como estudantes de pós-graduação e graduação, que concorrerão ao prêmio Jovem Pesquisador em Aveia, a ser conferido aos dois melhores trabalhos nas duas modalidades. Informações mais detalhadas estão disponíveis no endereço www.ufpel.edu.br/faem/fitotecnia/fitomelhoramento .

O Centro de Genômica e Fitomelhoramento da Faem/UFPel foi criado em 1987 visando integrar as equipes de pesquisa, ensino e extensão ligados a Biotecnologia Vegetal na sua atuação para o fortalecimento da economia e do desenvolvimento do estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa redundou na criação de laboratórios de cultura de tecidos e de técnicas moleculares combinada ao estabelecimento de uma rede de cooperação técnica, realizando encontros técnicos e programas de apoio em bloco a projetos, além de fomento pelo programa RHAE-CNPq à formação de recursos humanos. Atualmente, participam do Centro representantes de quinze instituições: UFPel, UFRGS, UFSM, Embrapa, UPF, UCS, PUC-RS, URI, UCPel, Urcamp, Unisinos, Irga, Fepagro, Klabin Riocell e FZB.

 

Seção: Notícias