Senado Federal aprova projeto de instituição da Unipampa

19 de Dezembro de 2007

O Senado Federal aprovou, na sessão desta terça-feira(18), o PLC 84/2007 - que institui a Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O referido Projeto de Lei estava previsto na Ordem do Dia de quarta-feira, mas os senadores resolveram adiantar-se, tendo em vista outros temas que poderiam conquistar precedência na pauta do dia 19. A medida está sendo saudada com muita alegria no Ministério da Educação e, especialmente, na região em que ficam localizados os 10 campi da Unipampa.

A Universidade Federal do Pampa é uma instituição multicampi, com unidades acadêmicas em 10 municípios do Rio Grande do Sul, localizados na região de fronteira com o Uruguai e a Argentina. Sua criação foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo então ministro da Educação Tarso Genro, em julho de 2005, em resposta à forte demanda da região. Começou a ser implantada em 2006 com a colaboração das Universidades Federais de Pelotas e Santa Maria, sendo a Aula Inaugural proferida em setembro de 2006, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Atualmente, já estão em funcionamento 30 cursos de graduação, com cerca de 2.400 estudantes que são atendidos por 170 professores e 135 funcionários técnico-administrativos.

Com a decisão legislativa, o Ministério da Educação – junto com a UFPel, a UFSM e a Comissão de Implantação da Unipampa – passa a tomar uma série de providências administrativas, de modo a permitir o funcionamento autônomo da nova Universidade, a partir da sanção da Lei pelo Presidente da República. Nos próximos anos, a Unipampa deverá ampliar suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, até alcançar a meta de 10.000 estudantes e compor os quadros de pessoal previstos na Lei, com 400 docentes e 400 servidores técnico-administrativos.